Pular para o conteúdo principal

Lembretes de Natal

Bradesco, Av. Paulista. Tirada em 20/12/2011.Por: Soraya Felix
Parece incrível que o Natal chegou tão rápido e a sensação é que a terra está dois ou três compassos adiantados em seu ritmo natural.
Tenho consciência que o Natal deste ano está diferente, todas as pessoas que encontro reclamam da falta de espírito natalino. Será que sequestraram o espírito natalino??? Já fiz esta pergunta umas dez mil vezes, sem nenhuma resposta.
Avaliando um pouco os últimos anos, analisando algumas pistas, resquícios, sombras, podemos deduzir que ele escondeu-se. O Espírito Natalino está oculto esperando por um único chamado nosso para retornar.
Alguns de vocês vão perguntar o porquê de esconder-se. Estará velho o espírito natalino? Não, o que é bom nunca envelhece.
Verdadeiramente, o Espírito Natalino escondeu-se de medo da loucura desenfreada que vivemos nessa época. Da avidez cada vez mais forte pelo material, simbolizado em dezenas de presentes caros que levam muitas famílias a dividas vultosas. A comilança alucinada da véspera, o que resulta em supermercados lotados, gorduras em excesso, colesterol sempre a mais.
No entanto, apesar desta avalanche o espírito de natal ainda existe e reside, não em um casebre pobre com uma criancinha, um pai e uma mãe sem ter o que comer, como é chavão ser mostrado em filmes, mensagens, religiões. Não, definitivamente não.
O Espírito de Natal está oculto dentro de nós mesmos, coberto pelo véu da correria, do excesso de individualismo, da valorização extrema do material, da crença em dogmas de barro.
É muito fácil encontrá-lo. Abra um caminho em seu coração e sorria diante do espelho. Depois, de lábios treinados, abra este sorriso para todas as pessoas que encontrar. Dê bom dia, boa tarde, boa noite. Agradeça uma gentileza, faça uma gentileza. Use palavras como “por favor”, “com licença”, “me desculpe”.
E finalmente, arranque das profundezas do seu ser a expressão “eu te amo” e saia por ai dizendo isso com sinceridade, sem economia ou vergonha.
Depois de tudo isso, o Espírito de Natal sairá correndo de dentro de você e fará com que as luzes da cidade, as bolas de natal, os laços de fita, o peru e tudo o que materialmente simboliza esta época, tenha muito mais sentido.
Eu já encontrei o meu espírito de natalino. Ele se encontra neste momento sentado na minha frente e observando esta mensagem de Natal. Acho que ele está feliz.
E você meu amigo, está feliz hoje?
É isso que desejo neste natal. A felicidade suprema de encontrar-se novamente com o Espírito Natalino e espalhá-lo por todos os lugares. Quem sabe assim teremos o começo de um mundo melhor.

Soraya Felix
22 de dezembro de 2011

Comentários

  1. simplesmente lindo seu texto! Altamente inspirado.
    Eu também sinto um natal estranho esse ano, e como você ,acredito que devemos fazer nossa parte em semear paz, gentileza, amor e perdão.
    Eu acredito que o espirito natalino, como o espirito de outras épocas necessita ser alimentado para se fortalecer. Pessoas conscientes tem que começar a criar um natal recheado de valores verdadeiros, decorado de luz e presenteando amor :).

    ResponderExcluir
  2. Rinaldo M. Kassuga23/12/11 7:33 AM

    Na verdade o Espírito Natalino está no ar, o que falta é realmente as pessoas se olharem nos olhos e dizer com sinceridade que se amam, que sentem a falta uns dos outros. Nós seres Humanos fomos criados para o amor e a felicidade, portanto vamos soltar esses sentimentos e o lhar par o Próximo como um irmão que está sempre ao seu lado. Amor incondicional é o verdadeiro amor.

    ResponderExcluir
  3. Soraya, que lindo texto! Lindo pela simplicidade e objeticidade. Profundo no conteúdo, sem exigir de quem lê qualquer especialização, apenas basta ser gente, ter alma e coração. Só podia vir de uma aquariana mesmo, sempre à frente....Obrigada! Bjs Mirtes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores