Pular para o conteúdo principal

A princesa dos olhos tristes

Se vocês me permitem um pequeno comentário intimo, há uma “mania” na família de minha mãe de colocar nome de princesas nas filhas. Naturalmente começou com a minha, que me batizou de Soraya (em homenagem a princesa da Pérsia, Soraya Esfandiary Bakhtiari), depois minha prima batizou sua filha de Caroline (Homenagem a filha da belíssima Grace Kelly, rainha de Mônaco) e alguns anos depois, meus tios colocaram o nome de Anne (princesa da Grã Bretanha), em minha prima. Então é fácil imaginar que vivemos em clima de “família real” boa parte de nossa infância e adolescência.
Mas, de todas as histórias reais, a que mais me intriga e fascina é a da princesa da Pérsia, por ter sido uma história de amor com final infeliz, mas não trágico.
Soraya foi a esposa e rainha consorte de Mohammad Reza Pahlavi, Xá da Pérsia. Conheceram-se na França, na época em que Soraya fazia um curso de boas maneiras em uma escola Suíça. Logo ela recebeu um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates.
O casamento foi realizado no Palácio do Golestan, em Teerã, em 12 de fevereiro de 1951, com todas as pompas necessárias a uma família real. O vestido de Soraya, criado por Christian Dior. Dizem que era tão pesado que a princesa precisou ser amparada durante todo o casamento e a festa.
É claro que o casamento não durou. Soraya não podia ter filhos e o Xá foi pressionado a separar-se dela. Ele anunciou o divórcio em uma comunicação pública, onde se demonstrou extremamente choroso. Foi tão marcante o comunicado que o compositor francês Françoise Mallet-Jorris inspirado, escreveu uma canção pop de sucesso: Je veux pleurer comme Soraya ("Eu quero chorar como Soraya").
A princesa, logo após a separação, emitiu um comunicado a imprensa com as seguintes frases:

"Desde que Sua Majestade Imperial Reza [sic] Shah Pahlavi considerou necessário que um sucessor para o trono deve ser de descendência direta na linha masculina de geração a geração a geração, eu vou, com o meu mais profundo pesar, no interesse do futuro do Estado e do bem-estar do povo, em conformidade com o desejo de Sua Majestade o Imperador, sacrificar minha própria felicidade e declarar meu consentimento com a separação de Sua Majestade Imperial."

Talvez por isso tenha sido apelidada de princesa triste.
Eis uma história de amor com um final infeliz, mas não trágico. Graças a separação, Soraya foi poupada dos transtornos e terror do golpe na Pérsia, que derrubou o Xá e implantou um ditadura religiosa no país que assusta o mundo todo até hoje.
De todas as princesas, Soraya talvez tenha sido o maior exemplo do sacrifício diante de conceitos atrasados e inadequados ao novos séculos. A história dela e do Xá poderia ter sido diferente se ele, o príncipe, tivesse a coragem de lutar pelo seu amor.
Se está história tivesse sido escritar por um hábil contador de histórias, com certeza teria um final feliz. Então, eu fico pensando no principe William e a princesa Kate. Será que ele teria coragem de abdicar de seu priviligégio de gerar o futuro herdeiro do trono em favor de um grande amor?


As imagens deste post foram retiradas da internet e não possuem referência de fonte. Caso você saiba a fonte da imagem, por favor envie-me um e-mail para que possa colocá-la no post.



Comentários

  1. Hoje pela manhã, li sua primeira publicação e senti saudade de uma princesa da minha infância, que foi Sissi. Fiquei curioso e fui pesquisar e li que ela tinha sido Imperatriz da Austria e foi interpretada no cinema, por Romy Schneider, que, na década de 50, estrelou os três filmes sobre uma das mulheres mais fascinantes da Europa do século XIX.
    Gostei muito dos seus 02 artigos. Parabéns,

    Luis Antonio

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome também é Soraya e foi escolhido por causa da Princesa. De uns tempos pra cá resolvi descobrir quem era a "tal princesa" e vi no seu bolg um pouco da história dela e gostei muito. Tenho algumas coisas a ver com ela, pois também não posso ter filhos. Parabéns pelo seu blog. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Se calhar é uma maldição...também sou soraya e não posso ter filhos!!???

    ResponderExcluir
  4. Me chamo Soraia, minha mãe colocou o meu nome inspirado nela. Resolvi pesquisar, historia marcante e triste ao mesmo tempo, tenho três filhos e imagino que a questão da infertilidade dela deve ter sido bem doloroso.

    ResponderExcluir
  5. Soraya Daminelli, obrigada pelo comentário.
    Com certeza deve ter sido muito doloroso.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Janise Soraya Lopes Truccolo17/2/17 10:31 AM

    Também tenho Soraya no nome em homenagem a princesa. Sempre me achei única no nome: Janise Soraya, mas outro dia brincando no google joguei meu nome é eis que apareceu outra, no estado do Paraná, onde nasci apesar de morar quase toda minha vida no RS.É uma pessoa que talvez estude na Universidade de Londrina (minha cidade natal). Bem, é óbvio que morri de curiosidade e acho sinceramente que alguém que conheceu meus pais e que gosteu do meu nome. Como tive padrinhos lá de Londrina e qUE gostaria de saber como estão seus descendentes achei que poderia ser alguém da família deles. Ui, acho que expliquei demais e me estendi de mais mas aproveitei do seu blog para ver se a outra Janise Soraya entra em contato comigo. janise.truccolo@gmail.com ou janise@hotmail.com.br. Obrigada e desculpe tomar tanto espaço.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um orgulho imenso do meu nome e soube da história da princesa de olhos tristes, ainda criança... Hoje com quase 46, cada vez que alguém fala que esse nome é lindo, eu conto empolgada a história da minha princesa favorita. Acalento ainda um sonho, visitar o Irã e estar mais perto da cultura dela, que me encanta desde a infância.
    a história é triste sim, entretanto não é trágica, mas sim uma história de renúncia em nome do amor, que sempre me emocionou.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Soraya. Meus pais colocaram o nome em homenagem a ela. A história é triste mas ela ela lindíssima. Pena que acabou sem um final feliz

    ResponderExcluir
  9. Olá,meu nome também é Soraia, QUE POR SINAL AMO ESSE NOME. quem escolheu foi meu pai. Com 21 anos hoje Resolvir pesquisar sobre o que significaria meu nome que acho diferente, e pouco comum entre as pessoas que conheço. Ao digita o nome " soraia" no google, me deparei com essa linda história de amor.
    ( A princesa Soraya )
    PRINCESA DOS OLHOS TRISTES.
    Adorei.
    Considero uma história mágica cheia de encantados .

    ResponderExcluir
  10. Também sou Soraia, e sei que minha mãe me colocou o nome, por causa dessa princesa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores