É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

Guia de Leitura

Literatura & Champanhe




Introdução

Jane Cardoso passou a vida toda com medo de alguma coisa que desconhecia. Jornalista talentosa e precoce, Jane constrói um blog literário que é um sucesso na internet. Seguido por centenas de fãs, Literatura & Champanhe discute o prazer de ler, sem o compromisso da falsa intelectualidade. Só que o blog supostamente chama a atenção de um grupo de pessoas voltadas para a destruição, chamadas de SSD – Sociedade Secreta do Dragão. Este grupo altamente mortífero vem eliminando professores de literatura, escritores, blogueiros, jornalistas, qualquer pessoa que não se enquadre no que eles consideram de boa literatura.

Por outro lado, Jane é uma heroína complicada. Ela nega suas próprias capacidades, nega sua força e aparenta ser uma pessoa muito frágil, mas não é. A Trilogia Literatura & Champanhe é uma trilha de descobertas, que vão acontecendo paulatinamente, que a nossa protagonista vai mostrando a medida que os fatos envolvem sua vida no mistério, no drama, na magia e especialmente no amor.

Neste primeiro livro Jane irá se defrontar com Robert, um lindo, charmoso, inteligente fotografo que também tem sua vida modificada ao se encontrar com ela. O vai e vem que envolverá os dois fará com que os leitores não consigam se desgrudar da trama até que o último capítulo tenha se esgotado.

Guia de questões para refletir:

 

1. Jane é uma personagem que aparenta fragilidade, mas ao mesmo tempo faz coisas que pouco de nós faríamos. Por que ela age desta forma? Você agiria da mesma maneira?

2. Jane é acusada de divulgar literatura de baixa qualidade. A SSD considera os livros de ficção atuais, destinados em parte aos adolescentes, como literatura ruim, sem nada, vazia. Você vê alguma semelhança entre as atitudes da SSD e alguém que você conheça? Você já viu algum comentário em jornal, ou internet que te remeta a esta trama do livro? Como você pensa sobre este assunto?

3. Isaac faz parte de uma família que guarda uma tradição e segredos. Eles passaram séculos acreditando que um dia precisariam defender alguém que viria ao mundo fazer a diferença. Para isso possuem manuscritos antigos e mágicos. Em pleno século XXI, você acredita na possibilidade disto acontecer? Como você vê a existência de Sociedades Secretas que guardam segredos de magia? Você conhece alguém que faça parte de uma sociedade assim?

4. Victória tem um papel primordial na trama. Como você enxerga Victória? Ser aparentemente negligenciada pelos pais justifica qualquer atitude?

5. Por que o amor de Jane e Robert representa um perigo para a SSD? Você consegue achar no primeiro livro as dicas que justifiquem esta afirmação?

6. Literatura & Champanhe possui um prólogo - apresentação - um recurso herdado do teatro Grego. Como você vê o uso deste tipo de recurso? Qual é o papel do prólogo em Literatura & Champanhe?

7. Toda a história é escrita em primeira pessoa, sob a perspectiva de Jane. Mas há um capítulo escrito em terceira pessoa. Como você vê esta alternância de narração? Qual é o sentido desta alternância em Literatura & Champanhe?

8. Olhe o último capítulo. O que representa a fumaça azul que sai do papel amassado por Victória? Qual é o significado desta metáfora?

9. Toda a trama do primeiro livro é centrada no Brasil entre as cidades de São Paulo e Campos do Jordão. Em sua opinião, é importante que um livro nacional apresente locações no próprio país? Por quê?

10. O final do livro aponta um deslocamento da trama de São Paulo para Nova York. Você pode imaginar o porquê isso acontece?