É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

14 de mai de 2009

A Natureza é inocente

Estava lendo sobre reencarnação ontem quando me deparei com o seguinte texto, de Amado Nervo “Com a reencarnação já não podemos dizer: que culpa tenho eu de haver nascido nessa época fatal!! Esta época tu ajudaste a prepará-la em uma existência anterior. Procura que o mundo de amanhã seja melhor; mais culto, mais justo, porque tu hás de voltar por força dele, e colherás o que hajas semeado. Dentro de alguns séculos quiçá repouses à sombra do carvalho centenário que hoje plantaste.”
Não importa se você acredita ou não em reencarnação, mas o texto é de uma verdade que chega a doer na consciência de cada um de nós. Vemos a cada dia as consequências de nossa falta de cuidado e negligência com o mundo onde vivemos. Sentimos na pele a mudança climática, as chuvas e rios inundando cidades inteiras, o sul do país penando em uma seca sem limites. Será que ainda existe alguma dúvida que somos responsáveis por tudo isso?
A cada garrafa Pet, embalagem de leite, lata de alumínio, papel e papelão que deixamos de reciclar, entupimos a natureza com um lixo que já está se revoltando contra nós.
Será que custa alguma coisa para o cidadão guardar o lixo até achar uma lixeira para descartá-lo? Será que dá trabalho deixar a latinha de alumínio, o papel do sanduíche no carro ou na lixeira do ônibus? Ou, será que o prazer de jogá-los pela janela é maior que o sentido de cidadania?
E as mangueiras que “varrem” calçadas, terraços, será que o trabalho não seria menor se elas fossem varridas antes e só depois a água fosse jogada?
E os banhos demorados de pessoas que não sabem o que é um corpo realmente sujo, que nunca viram graxa, terra, etc, mas que passam os dias em seus escritórios e depois, cobertos por uma sujeira invisível passam 30 minutos embaixo do chuveiro. Para limpar o quê? Talvez a alma......
O que eu quero dizer com tudo isso é que o mundo de amanhã está sendo construído hoje. Se ele não está bom agora só irá melhorar se tomarmos as atitudes corretas hoje. Não precisa que acreditemos em reencarnação (eu tenho convicção de que ela é um fato), mas plantar uma árvore, reciclar, economizar os bens naturais é uma obrigação de cada um de nós. E é tão fácil e não dói nada.

Nenhum comentário: