É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

28 de jul de 2009

Cuidado com a Gripe Suína

A Gripe Suína é um fato e está ai para que todos nós façamos uma reflexão de como estamos cuidando de nossa saúde e de nossa higiene diária.
Atitudes como espirrar em um lenço, lavar bem as mãos ao sair do banheiro e antes de se alimentar, não são “frescuras” nem código de “etiqueta”. São atos que protegem a nós mesmos e aos outros.
Outras atitudes como beber bastante liquido, pratica exercícios físicos, não servem apenas para deixar a pele bonita e o corpo sarado, mas ajudam aumentar nosso sistema imunológico tão exigido em nosso cotidiano.
Recebi estas informações que descrevo abaixo e vou divulgá-las. Não se deve pensar que estas atitudes devem ser tomadas apenas agora, mas sim por todo o ano. E antes de tudo, fique atento as instruções da autoridade sanitaria de sua cidade.

1. Tome pelo menos dois litros de água por dia, pois o vírus vive melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimula os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
2. Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
3. Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
4. Coloque bastante cebola na sua alimentação.
5. Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
6. Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco.
7. Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
8. Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
9. O cogumelo Shiitake também é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
10. Evite ao máximo os alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
11. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
12. Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas (se precisar alimentar-se fora de casa tenha sempre um produto anti-séptico na bolsa) e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
13. Evite sair de casa se estiver resfriado e gripado.
14. Procure um médico a menor sinal de febre alta.

Nenhum comentário: