É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

20 de jul de 2009

O Dia do Amigo e a Gripe Suína, digo, Tipo A

Por mais estranho que possa parecer, há uma ligação entre o Dia do Amigo e a tal malfadada Gripe Suína. Quem é o verdadeiro amigo?
Aquele que protege o outro dá conselhos, se diverte, chora e ri ao lado da pessoa querida. E, quem é o verdadeiro amigo no caso da Gripe Tipo A?
É aquele que ao tossir põe um lenço na boca; é aquele que, por mais tentador que pareça, não morde o sanduíche do outro, não bebe a bebida do outro. E, por mais ridículo que pareça, sai de máscara cirúrgica (bico de pato), ao menor sinal de gripe.
Amigo é aquele que ao chegar a casa, resiste à tentação de beijar o filho e a esposa por que está com sintomas da gripe, ou que vai dormir no sofá, por que tem medo de transmitir o vírus para a esposa.
Hoje é dia do amigo e a verdadeira amizade é aquela que protege também à distância. Por isso, ao se locomover em transporte público não espirre na face dos outros, ou pior, não espirre na mão e coloque-a depois nos corrimões, contaminando tudo. Isso não é uma questão de Gripe Tipo A, é uma questão de higiene.
Outro fato que vi na semana passada que me causou preocupação. Um Pronto Socorro em Osasco e um Hospital (Infelizmente passei pelos dois devido a um acidente com meu pai), com pessoas espirrando, gripadas e com febre. Praticamente ninguém com máscara. No caso do PS é pior ainda, pois havia um enorme aviso para solicitar uma máscara no balcão em caso de gripe, no qual as próprias atendentes usavam as máscaras: uma no pescoço e outra na testa. É um absurdo!
Não adianta o Governo ter uma verdadeira operação de guerra contra a Gripe Tipo A se os profissionais de saúde não se conscientizarem que são eles que darão o exemplo; que são eles que devem “obrigar” o doente a usar máscara no recinto.
É por isso que neste dia tão especial eu peço que você seja amigo de todos os brasileiros. Cuide-se! E ao menor sinal de gripe, proteja sua família e todas as pessoas que encontrar no caminho. É bom para você e para todos.

Um comentário:

Rinaldo M. Kassuga disse...

Muito providencial o texto, pois é um alerta para que a população comece a se conscientizar de é preciso ter higine para se ter saúde. Sem higiene própria e sem a devida preocupação para com o próximo não se combate as doenças e nem a mais grave delas: o preconceito.

Parabéns!!!