É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

22 de set de 2009

A estação das flores e os nossos corações


A estação das flores e da beleza entra em nossas vidas hoje. Há um mito grego que diz que no inicio não havia estações do ano, tudo era sempre belo e ensolarado. Neste tempo Perséfone, a filha de Deméter,  era muito bonita e despertou a paixão do terrível Hades, o deus do mundo subterrâneo. Perséfone foi então raptada por ele e obrigada a se casar. A tristeza de Demeter foi tão grande que ela fez os frutos murcharem, as árvores secarem e os dias ficarem cada vez mais frios e nebulosos. Assim, sem nada para comer, os seres humanos imploraram a Zeus que resolvesse a situação. Foi quando ele enviou seu filho Hermes até Hades. Assim, através de sua esperteza e astúcia, convenceu o deus das profundezas a deixar Perséfone com sua mãe durante oito meses do ano, passando o restante com Hades. Assim nasciam as estações do ano.
O quanto aprendemos com um mito ou lenda antiga? O quanto é importante olhar o mundo com os olhos de quem sonha? Quando a primavera desce sobre o planeta Terra, com suas cores, flores, aromas, até parece que uma inspiração profunda desce sobre as pessoas. Todos ficam mais tempo fora de casa, pois o clima está mais quente; as roupas são mais alegres e o sorriso parece que se multiplica.

A primavera nos chama para que nosso olhar se volte para a natureza.  Precisamos pensar muito no que estamos fazendo com ela, isto é urgente e necessário,
A cada dia que passa parece que Hades está descumprindo seu acordo com Hermes e escondendo Perséfone nas profundezas. Cada vez mais este “deus” olha para os homens e percebe que eles, apesar de suplicarem por alimentos, desprezam a Natureza e todo o trabalho de Deméter. Ai, a deusa enlouquecida nos manda tornados, colheitas ruins, enchentes, dias que se tornam noites e cada vez mais a desolação.
É bom pensarmos no meio ambiente  e fazer nossa contribuição para sua melhoria através de pequenos gestos e atitudes. A primavera que desponta através de nossas janelas nos convida a um show de cores e nos implora para que o respeito e a dignidade restabeleçam-se através do equilíbrio entre o progresso e bem estar.

Plante uma flor. Preserve uma árvore, mas sobretudo Plante em seu coração a consciência ecológico que somos todos um só.

Nenhum comentário: