É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

25 de set de 2009

Exercite-se de maneira ecológica


A primavera chegou e segundo a medicina chinesa, estamos na época certa para iniciar uma atividade física, começar um regime e melhorar definitivamente as condições gerais de nosso corpo e mente.
Então, mãos a obra. Tire a velha e confortável roupa de ginástica do armário, faça mudanças no conteúdo de sua geladeira e principalmente, faça uma faxina na mente.
Quando o tempo esquenta nossas roupas diminuem, nossa vontade de comer se modifica, ficando mais fácil introduzir hábitos saudáveis. Introduza em suas refeições um bom prato de folhas verdes variadas, com legumes crus e frutas. Esta composição repõe vitaminas e sais minerais no organismo, o que ajuda na saúde, na beleza da pele, no desenho do corpo e é um potente antienvelhecimento. Mais cuidado, mudanças bruscas na alimentação, principalmente para quem tem problemas de saúde ou é obeso devem ser acompanhadas por um médico.
A rua nos convida, cada vez mais, a horas de lazer ao ar livre, e por que não, exercitar-se. Certamente você já viu aquela cena de filme na qual um casal corre ao longo de uma rua arborizada, estrada florida ou lado azulado. Tudo muito poético, bonito e acertado. Então você pensa: - é um filme, só um filme.
Não é. Mesmo morando em grandes cidades podemos desfrutar de lugares agradáveis para praticarmos corrida ou caminhada. É mais saudável e prazeroso além de ajudar a mente a tirar o estresse. Não sei quem disse que o melhor é freqüentar academias, mas creio que há um engano. Elas são geralmente caras, com ar condicionado, luz artificial, equipamentos feitos a base de derivados de petróleo, tudo contribuindo para um acumulo maior de CO2 na atmosfera.
Infelizmente as academias ainda não atendem as regras de construção verde, e ao freqüentá-las damos nossa contribuição para a poluição do mundo e o aquecimento estufa. Nada contra quem se exercita em Academias, mas quem tem a possibilidade de fazer sua ginástica ao ar livre, com certeza, terá feito a melhor opção.
Na academia você sobe em uma esteira e fica olhando para uma monótona TV, respirando ar condicionado e ouvindo um barulho, muitas vezes ensurdecedor. Ao ar livre você vê árvores, flores, pássaros. Pode reprogramar sua rota e conhecer lugares diferentes, respirar ar um pouco mais puro e relaxar a mente.
É claro que alguns cuidados precisam ser tomados como, nunca caminhar no período de 10 às 16 horas, quando o sol é muito forte; usar sempre o filtro solar; evitar avenidas e ruas com muita circulação de carros; nunca andar a noite em ruas totalmente desertas. São pequenas atenções que farão de seu exercício algo prazeroso.
Leia bons livros, converse com pessoas agradáveis e, sobretudo lembre-se que o respeito ao meio ambiente deve ser trazido para todos os atos de sua vida. Exercitar-se ao ar livre é muito mais que um simples prazer é um projeto de vida.


Gostou? Então mãos a obra e me escreva para contar.


foto: localidade próxima a Stratford



Um comentário:

O quarto do escritor disse...

cor de rosa nasce o dia...