É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

24 de set de 2009

Patriotismo pode ser imposto por lei?

Esta semana foi sancionada a lei que obriga as escolas públicas e privadas a executarem o Hino Nacional, uma vez por semana. Será que esta lei tornará o brasileiro mais patriota? Será que os ecos da ditadura não ensinaram que tudo o que é imposto não funciona?
O Hino do Brasil é o mais bonito do mundo. Poético, ritmado, glorioso e por que não dizer, reflete toda a beleza natural e espiritual de nosso povo. Mas para que ele seja amado, ele precisará ser compreendido, e para que isto aconteça ele precisará ser ensinado nas escolas, a começar pelos professores.
Quando você é obrigado a fazer algo geralmente o primeiro sentimento que chega é o de rejeição. Sinceramente, eu tenho um pouco de medo desta decisão.
Se o professor não respeita o hino nacional por que não compreende o significado de suas palavras, não conseguirá passar esta informação para o aluno. Assim, o estudante passará a cantar como se entoasse uma letra de música em inglês que não compreende. É mecânico e deseducativo.
O brasileiro precisa saber o hino de sua pátria, sobretudo os que a representam lá fora como jogadores, políticos e atletas, no entanto, eu tenho sérias dúvidas se um decreto é a melhor solução para este caso.
Vamos torcer para que dê certo.

Nenhum comentário: