É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

24 de nov de 2009

Boa Literatura


Quem é dá época em que o ensino da 5ª a 8ª Série chamava-se Ginásio, e da 1ª a 3ª série do segundo grau chamava-se Colegial, deve se lembrar dos livros que era obrigado a ler para a disciplina de Português. Eles eram bons, muito bons. Confesso que talvez a forma de condução da avaliação de leitura era ruim, mas as indicações eram ótimas.

Não se estudava focando apenas o Vestibular, aprendia-se focando o Universal. Bons tempos em que se lia Charlote Bronte, Charles Dikens, Jane Austen, além dos brasileiríssimos, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Machado de Assis etc.

Felizmente, graças aos fenômenos de venda das escritoras Stephenie Meyer e J.K.Rowling, os adolescentes redescobriram a literatura. Hoje, timidamente, o mercado editorial brasileiro começa a relançar edições de Jane Eyre, Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito etc. Infelizmente, e acredito que a causa seja a tiragem, muito caro os exemplares destes livros.


Garimpando livrarias descobri uma edição maravilhosa, para quem lê em inglês “The Complete Novels of Jane Austen”, publicada pela The Wordsworth Library Collection, por R$ 40,56. É uma alternativa de qualidade, e o leitor não precisa ser fluente na língua para compreender a história. Vale a pena.

Agora voltando um pouco às autoras de Crepúsculo e Harry Potter. Como tudo o que é moda é seguido pelos adolescentes, a citação que estas autoras fizeram dos grandes clássicos estão levando estes jovens a procurar livros que foram completamente esquecidos nas prateleiras dos sebos.

Já é um bom começo, principalmente no Brasil onde a melhoria da Educação, na maioria das vezes precisa de estímulos externos. Então, incentivar os filhos a lerem os livros “da vez”, como eles dizem, e introduzi-los no mundo mágico da literatura. E, se ele começar por Harry Potter ou Jane Austen, tanto faz, ambos são muito bons.

Nenhum comentário: