Pular para o conteúdo principal

Quatorze anos na Escola

O Senado aprovou a proposta de emenda constitucional que aumenta de 9 para 14 anos o ensino obrigatório no país. Até 2016 todas as crianças deverão estar na escola aos 4 anos (pré-escola) e cursar o ensino médio que vai dos 15 aos 17 anos. É uma luz no final do túnel em meio à balbúrdia educacional que assola o Brasil.
É claro que uma emenda constitucional não irá resolver os problemas, mas é uma possibilidade, já que contará com o respaldo da lei. Falta muita coisa ainda para que a medida funcione, uma delas seria a obrigatoriedade do período integral dos 4 aos 17 anos, e a proibição expressa que adolescentes estudem a noite.
Muitos que estão lendo este artigo com certeza estão fazendo uma crítica severa, pois acreditam que estou fora da realidade do país. Mas, vamos ponderar. O que é melhor, que a criança acabe seus estudos (até o ensino médio) com maiores armas para enfrentar o mercado de trabalho, ou que eles trabalhem a partir dos 15 anos,como é muito comum, apesar da lei proibir, e eles “estudarem” no período noturno, sem condições físicas e psicológicas para acompanhar?
Estudar a noite é um paliativo sem muitos resultados. Se, como diz o MEC, a escola é o lugar onde, não só se obtém educação mas convivência e socialização, qual é o tipo de socialização que nossos jovens obtém no período noturno?
Nenhuma. Por outro lado, a sociedade deve arranjar uma forma de prover estas famílias que precisam do trabalho infantil/adolescente, para que estes possam ter um futuro promissor.
Mas este é um assunto longo, que merece muitos debates. O que importa hoje é que, finalmente, conseguimos enxergar futuras melhorias. Criança na escola é criança longe da marginalidade (pelo menos boa parte).
Vamos juntar esta emenda constitucional (que esperamos que o presidente Lula sancione) com o plano de carreira que será instituído aos professores em São Paulo e teremos um futuro melhor.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores