Pular para o conteúdo principal

Fórum Internacional sobre o livro digital


(fotos esquerda para direita: Jean Paul Jacob, John B. Thompson , Mike Shatzkin)
Será que nós, leitores fiéis, nascidos antes da revolução da informática, acostumados a sentir a textura do papel, apreciar o valor de uma boa capa, resistente, bonita e que poderá ser lido em qualquer lugar, ou até esquecido para que outros tenham o prazer de ler, será que.... nos acostumaremos ao livro digital?
Será o fim do livro como nós o conhecemos, ou será que o livro digital virá agregar valor, somando e não destruindo, como vê, sendo pregado insistentemente pelos profetas do apocalipse do livro?
O assunto é bom, interessante de ser debatido, e agora, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) nos dá a oportunidade de ouvir teóricos internacionais sobre o assunto. A CBL irá realizar o Fórum Internacional do Livro Digital, integrando a programação oficial da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Fórum acontece nos dois dias que antecedem a abertura da feira e compõe a programação do evento. Serão três palestras ministradas por Mike Shatzkin, John B. Thompson e Jean Paul Jacob, todos especialistas renomados na nova tecnologia.
O evento vai acontecer no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi nos dias 10 e 11 de agosto de 2010. Associados da CBL poderão inscrever-se para o Fórum Internacional do Livro Digital pelo site www.cbl.org.br, onde constam mais informações. Os demais interessados deverão entrar em contato pelo e-mail atendimento@cbl.org.br.

Programação do Evento:
Dia 10 de agosto
19h – Coquetel de abertura.
20h20 – Abertura oficial do Fórum Internacional do Livro Digital.
20h30 - 22h – Palestra “O futuro do livro impresso num mundo digital”, de Mike Shatzkin.
Dia 11 de agosto
08h30 – 10h – Palestra “Os livros na Era Digital”, de John B. Thompson.
18h00 – 19h30 — Palestra “O Futuro já não é mais o que era!”, de Jean Paul Jacob.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores