Eu imaginei que só veria isto na próxima encarnação, já que nesta estava difícil ver alguém, quanto mais um jovem, com um livro na mão. Enganei-me, e isto é fantástico.
Em um mundo onde os adultos cada vez mais alegam não ter tempo para a literatura, os jovens começam a dedicar parte de seu tempo livre para os livros. Febre provocada pelo fenômeno Crepúsculo e Harry Potter.
Apesar o ceticismo de alguns que consideram estas literaturas como “inferiores”, o fato é que vampiros e bruxos encantaram tanto, que de agora em diante será impossível viver longe dos livros. Quem lê sabe que o hábito é um vício impossível de largar.
A leitura é um hábito que se adquiri por prazer, não adianta forçar. Aqui no Brasil, como já comentei em outro post, as escolas têm o péssimo hábito de obrigar os alunos a leituras que estão completamente fora de suas realidades, com textos tão rebuscados que até que para quem ama ler, é difícil.
Eu continuo a minha campanha que o estudo da literatura tem que ser feito da atualidade a antiguidade, e não vice e versa. Você só irá apreciar um legítimo Machado de Assis se já tiver o hábito da leitura. Não adianta forçar “garganta abaixo” os grandes clássicos brasileiros. Nenhum adolescente irá gostar.
Quando eu era aluna da 5ª a 8ª série, os professores nos indicavam clássicos de outros países como David Coperfild, Jane Eyre, livros que cativam os adolescentes e nos provocam o prazer da leitura. Não adianta tentar Vidas Secas; é muito árido para quem ainda não aprendeu os prazeres da leitura.
Então, que tal os professores começarem a ler os livros que seus alunos estão lendo, e usá-los como ponto de referência em suas aulas de português e literatura? Tenho absoluta convicção que será muito mais fácil o aprendizado e muito mais rica a troca entre eles.
Vale a pena tentar, ou como dizem popularmente “sair da zona d conforto”.
Saga Crepúsculo - Editora Intrinseca
Harry Potter - Editora Rocco
Comentários
Postar um comentário
Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.
Obrigada pela participação.