Pular para o conteúdo principal

Hoje é Sexta-feira 13

Mau presságio? Superstição? Lendas? O fato é que a data provoca em muita gente arrepios. Este é o dia das trevas, dos monstros, vampiros e toda sorte de seres que assustam a humanidade desde os primórdios dos tempos.
Mas, onde surgiu a ideia que uma simples sexta-feira pode causar tantos danos as pessoas? A ideia mais comum é que a crença surgiu no catolicismo, devido ao fato de Jesus ter sido crucificado em uma sexta-feira e que na Santa Ceia havia treze pessoas, dentre eles um traidor.
Outra justificativa vem da mitologia nórdica. Segundo uma delas, houve um grande banquete onde 12 deuses foram convidados. Mas, como em toda a festa tem um penetra, Loki, o espírito do mal e da discórdia veio sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. É dessa lenda que vem a crendice de que não se deve convidar treze pessoas para um jantar. Preste atenção que as louças, talheres e guardanapos sempre vêm em jogos de 12 peças.
Segundo outra mitologia escandinava, a deusa do amor e da beleza era Friga (origem do nome sexta-feira). Mas quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo Friga, coitada, foi transformada em bruxa. Então, como vingança ela passou a se reunir todas as sexta-feiras com outras 11 bruxas e o demônio para ficar rogando pragas nos humanos.



 
Bienal Internacional do Livro
O fato é que essa sexta-feira, 13, trará muita sorte para São Paulo. A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo abrirá suas portas ao público hoje e a coincidência não passou desapercebida pela organização, que programou, uma conversa com Zé do Caixão e um debate sobre o mito do vampiro na literatura.
Se você não puder ir a Bienal hoje curtir a programação da sexta-feira treze, é possível trazer o tema para dentro de casa.
Segue algumas sugestões de autores:
André Vianco
Bram Stoker
Anne Rice
Stephen King
Stephenie Meyer

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores