Pular para o conteúdo principal

O uso do iPad nas escolas

Que atire a primeira pedra quem ainda não entrou em lojas como Fnac, Fast Shop ou outras do gênero e não ficou de queixo caído com um iPad? É preciso uma determinação muito forte para não sacar o cartão de crédito, sem pensar no tamanho da dívida (iPad brasileiro é o mais caro do mundo) e sair correndo para casa e usufruir desta maravilha tecnológica.
O que parecia ser mais um produto de tecnologia fadado ao uso para negócios ou prazer, transformou-se em ferramenta de ensino-aprendizagem nos Estados Unidos. Algumas escolas americanas deram a seus alunos iPads que serão usados em sala de aula. Os professores poderão pedir durante a aula que o aluno busque mais informações sobre um escritor, por exemplo, que abram um texto em espanhol ou madarim (fiquei surpresa com essa informação) vindo direto da internet ou armazenado no aparelho.
Tecnicamente parece que estas funções poderiam ser feitas por um notebook, e podem, mas o aparelho tira a interação que o aluno estabelece com o professor. O tablet equivale a um caderno, ou livro, e deixa o campo visual livre para a interação que é tão importante no ensino-aprendizagem.
Outro detalhe muito importante é que o tablet, no caso iPad é muito leve e diminui consideravelmente o peso que os alunos carregam em suas mochilas. Com certeza as visitas a ortopedistas diminuirão.
Além disso, os livros didáticos poderão todos ser feitos em formato e-book, mais barato, e ecologicamente corretos, pois economiza papel, tinta, e agressão ao meio ambiente. Se levarmos em consideração que no mundo de hoje é absolutamente impossível um livro didático estar atualizado por dois anos seguidos, a quantidade de árvores que não serão derrubadas será enorme e a de professores trabalhando na atualização crescerá significativamente.
As lições de casa no modelo antigo estão com os dias contados. Há uma expectativa que elas melhorem com o uso dos tablets, pois os alunos competiriam para ver quem faria melhor um trabalho. Imagine só uma resenha sobre Shakespeare feita com o uso da tecnologia (vídeo, interatividade)!
O mundo muda em uma velocidade vertiginosa e a educação precisa acompanhar as mudanças senão, a cada dia estaremos formando nas escolas “cidadãos de ontem”, pessoas totalmente despreparadas para viver o turbilhão da vida atual, seres humanos incapazes de ser multifocados. Em uma metáfora, eles seriam o jornal de ontem, aquele que ninguém mais lê, a não ser quando precisa buscar uma notícia velha.

Links com notícias:

Comentários

  1. Realmente é muito desafiador o mundo da informatica. A todo instante e este instante é questão de dias, o que consideramos o máximo agora, já é um item ultrapassado. Dificil e caro acompanhar esta evolução. Outro dia, por acaso, estive na FNAC e sou obrigado a concordar contigo: é dificil sair de lá sem fazer um besteirinha. É muita novidade! Diante do que se apresenta hoje, será que dá pra imaginar o que vira para daqui a 10 ou 15 anos?
    Luis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores