É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

23 de mai de 2012

Book trailer: Uma peça artística ou uma arma de marketing?

Outro dia fiquei me perguntando o porquê se fala tão pouco de book trailer, principalmente nos blogs de literatura? Sem resposta para a pergunta mergulhei em uma pesquisa na internet do que tem sido feito nestes últimos anos, e fiquei muito contente, e confesso perdida entre tanta coisa, que acabei passando uma tarde inteira vendo e avaliando esses materiais.
A ideia do book trailer vem do cinema, só que diferentemente de lá, ele é elaborado com frases de efeito, imagens que remetam ao livro e música que possam criar o clima da trama. Funciona em alguns casos e é um desastre em outros. Como ferramenta de marketing é um item muito perigoso, pois precisa ser muito bem feito para funcionar. E isso significa que a equipe de criação da peça não poderá se basear única e exclusivamente na sinopse ou informações vindas dos editores, tem que ler o livro da primeira a última página.
Vou exemplificar com dois book trailers que encontrei no youtube que resumem bem esta ideia: Um foi feito como divulgação do livro o outro foi feito por um fã.
O que foi realizado para divulgação é muito bom tecnicamente, ótimas imagens, frases curtas e com um parâmetro de tempo dentro do razoável. Só que, quem fez o roteiro não leu o livro. Já o realizado pelo fã está péssimo em termos técnicos, imagens escuras, muito longo, no entanto bem mais instigante, por que obviamente quem fez leu a história.
Então, um book trailer é realmente uma peça de vendas, mas deve ser realizada por quem lê o livro e a transforma em algo realmente interessante e quem sabe uma obra de arte.
Outro detalhe interessante é o fato do vídeo só possuir frases. Aqui no Brasil nós temos um book trailer do livro Fala Sério Filha, da Thalita Rebouças, onde a própria autora conduz o vídeo através de uma série de entrevistas que nos causam curiosidade para a leitura.
Há também aqueles book trailers tão ruins que acabamos nos desinteressando pela história. Coloquei aqui no blog um exemplo “A ultima carta de amor”, que das imagens a música, tudo foi muito mal pensado e escolhido.
Particularmente eu gosto muito deste tipo de divulgação. Lembro-me do primeiro que vi, ou que registrei, era da série Sussurros e a forma realmente cinematográfica me chamou a atenção.
Hoje, algumas livrarias detectam nossa entrada assim que colocamos os pés dentro delas e nos mandam mensagens para nossos celulares com promoções. Talvez fosse interessante disponibilizar book trailers para que possamos conhecer um pouco mais da imensidão de obras que se acumulam em suas estantes. No entanto, vamos apreciar alguns deles aqui no blog para que vocês avaliem e tirem suas próprias conclusões.

Livro Sussurros (*****)

Livro: A Descoberta das Bruxas (Divulgação) (***)

Livro: A Descoberta das Bruxas (Feito por um fã)

Livro: Fala Sério Filha (****)

Livro: A última carta de amor (*)

Nenhum comentário: