Pular para o conteúdo principal

Salman Rushidie lança sua biografia

Em 1989 Salman Rushidie, escritor britânico de origem indiana lançou o que seria o seu maior sucesso e a chave para sua “prisão”.O livro Versos Satânicos, um sucesso internacional que levou a morte muitos tradutores e a um Fatwa (declaração de morte) instituída pelo aiatolá Khomeini.
O livro correu o mundo e chegou ao Brasil neste mesmo ano. Muitos curiosos, no qual me incluo, correram para as livrarias assim que ele foi disponibilizado.
O que havia naquele livro para causar tanto rebu? Por que um escritor era jurado de morte? Será que a literatura havia se tornado um grande perigo?
O fato é que, a meu ver, até hoje a história não foi esclarecida. Entrevistas do autor falam de uma citação de passagens referidas a religião mulçumana. Outros falam que Salman condenou o Islã por perseguições a outras religiões, mas a única realidade é que o escritor acabou sendo vitima de sua própria obra e precisou ser protegido pelo governo britânico durante muitos anos.
Salman tem um estilo narrativo no qual mescla mito, fantasia e fatos reais, alias, um estilo que muitos autores contemporâneos estão explorando com avidez nestes últimos anos, mas a escrita de Salman Rushdie é mágica.
Ele acaba de lançar nos Estados Unidos a sua biografia, onde conta com detalhes toda a sua vida no anonimato, protegido pelo governo de seu país, mas sem liberdade para fazer o que bem entendesse.
Durante este período usou o nome de Joseph Anton, uma homenagem a seus autores favoritos Joseph Conrad e Anton Chekhov.
O lançamento da biografia vem exatamente na data em que o mundo explode em lutas, em um mundo no qual o radicalismo religioso ainda prepondera, mesmo que o Planeta Terra já tenha entrado no século XXI.
A grande questão hoje, em um mundo que deveria haver a liberdade de expressão, de religião, de crenças, é por que ainda se mata em nome de uma causa?
Imaginem só se o Papa houvesse decretado a morte do escritor Dan Brawn, apenas por que ele afirmou que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena e teve filhos? Ou se o roteirista do filme “A Ultima tentação de Cristo” tivesse sua cabeça colocada a premio, incitando os católicos do mundo a matá-lo. Seria terrível!
A liberdade de expressão é um bem que não pode ser nunca suprimida da vida do ser humano. Liberdade significa responsabilidade, ou seja, sou responsável pelo que digo, escrevo e respondo de acordo com a lei por este ato.
O mundo já viveu muitos atos de terror implantados por pessoas que se achavam acima de tudo, Hittler foi um deles. Desde o final da segunda guerra mundial foi estabelecido no mundo o que é um julgamento justo, e qualquer coisa que difira disto não é cultural, mas um ato que subverte nossa natureza humana.
Em tempos de radicalismo, é sempre bom ler biografias de pessoas que perderam sua liberdade pela irracionalidade do homem.
Tomara que a biografia de Salmam Rushidie seja lançada em breve em português.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores