É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

14/01/2013

Granta - Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros


Foto: Off Granta
O mundo da literatura é estranho e misterioso. Há alguns meses a revista inglesa de literatura Granta, lançou no Brasil um especial sobre escritores brasileiros e é claro que houve uma polêmica e discussão muito grande sobre o processo de seleção. Tudo isso acabou gerando um site chamado Off Granta.
Polêmicas a parte, foi muito bom ver a tradicional Granta lançar uma edição brasileira de sua revista, com literatura de território nacional e melhor ainda ver estes autores sendo traduzidos para o inglês em uma versão internacional. São pontos para a Literatura no Brasil.
Fiquei curiosíssima para ler os textos e corri a livraria assim que a revista foi lançada aqui no Brasil, mas após algumas páginas a decepção causou um desânimo na leitura.
São textos desta natureza que estão sendo considerados bons Contos? Onde estão o antigo encanto de Hemingway, de Poe em seus contos quase romances miniaturizados?
Será que o conto no Brasil precisa encontrar novos rumos e está em fase de procura? Será que a internet acabou com a estrutura antiga deste gênero literário? – Não tenho resposta para estas questões. Ma confesso que não gostei do que vi.
Vale a pena ressaltar que o conto Noites de Alface, da escritora Vanessa Barbara é sem dúvida o melhor da publicação. A narrativa é comovente, é verdadeira, tem nexo. Ada e Otto são pessoas que podemos encontrar na padaria, no portão de uma casa na periferia de qualquer cidade e por isso conseguem dar a Noites de Alface um sentido humano, uma história que merece ser contada depois de lida. Vanessa Barbara tem este poder, a síntese.
Além dele, pode-se contabilizar “Tólia”, de Ricardo Lísias, “Waldir Peres, Juanito e Poloskei”, de Antonio Prata e “Apnéia”, de Daniel Galera. Todos estes autores souberam aplicar o que o conto pode trazer de melhor: - histórias curtas, com nexo, com começo e fim.
Granta  “Os melhores jovens escritores brasileiros” talvez precise ter uma nova edição com “Os melhores escritores brasileiros pré-internet”, e não estou falando da participação de escritores renomados ou “não antenados”,  mas pessoas com mais idade que escrevem há anos e talvez tenham em sua escrita o verdadeiro sentido do conto.

Nenhum comentário: