Pular para o conteúdo principal

Marcelo Maluf traduzido em palavras


Conheci Marcelo Maluf em uma oficina sobre Literatura Fantástica. Como todo escritor ele chegou de mansinho e foi tomando espaço na cabeça dos participantes à medida que falava seu discurso apaixonado pela escrita, pela literatura e pelos autores. É assim, Marcelo Maluf encanta com sua prosa farta, apaixonada e contemporânea.
Autor de livros infantis, dentre eles “Meu pai sabe voar” em parceria com Daniela Pinotti, livro que foi selecionado pela FNLIJ para o catálogo da Feira de Bolonha em 2010.
Em 2012, publicou “Esquece Tudo Agora”, seu primeiro livro de contos para o publico adulto, comentado no Prosa Mágica.
Ele também divide suas experiências com aspirantes e escritores iniciantes nas diversas oficinas que ministra; além de manter um Blog recheado de bons textos.
Nesta entrevista, Marcelo Maluf fala um pouco de sua trajetória como escritor, suas influências e experiencias na literatura.


SF. Você é formado em artes pela UNESP, de onde vem o ato de escrever? Como começou sua carreira de escritor?
MM. Antes de ingressar na faculdade de artes eu tinha como paixão a leitura e a escrita. Aliás, foi por meio da literatura que cheguei às artes visuais.

SF. Por que literatura infantil?
MM. Não foi uma opção. Percebi um caminho em alguns dos meus textos que me levaram também a escrever histórias que podiam ser lidas por crianças, e daí me fascinei.

SF. Quais são os escritores que tiveram maior influência na sua carreira?
MM. Vou citar apenas os principais: Fernando Sabino, Machado de Assis e Hermann Hesse.

SF. Em 2012 você deu uma Oficina sobre Literatura Fantástica. Você pode falar sobre a importância deste genero literário e qual é, na sua opinião, o nome de destaque neste gênero?
MM. Creio que a importância da literatura fantástica é igual à importância de toda literatura. No fim, a busca é sempre interior, o caminho é sempre o conhecimento de si mesmo. O que acontece no universo fantástico é que o simbólico, talvez, esteja mais explícito. O fantástico tem muitos caminhos, mas vou citar dois autores que gosto muito: Murilo Rubião e Ítalo Calvino.

SF. Esquece Tudo agora é seu primeiro livro para adultos. Conte-nos um pouco como surgiu a vontade de migrar do infantil para o adulto.
MM. Sempre escrevi para adultos, quer dizer, sempre escrevi. Desconfio cada vez mais das destinações dos livros. É preciso deixar que o texto se diga. É que publiquei antes os livros infantis. Mas com certeza são caminhos que se encontram.

SF. Quais são as dicas que você daria a alguém que ainda não tem o hábito da leitura e gostaria de mergulhar neste mundo?
MM. Pegue um livro, cheire, apalpe, leia a sinopse, a primeira frase. Se te pegar: MERGULHE. Se não te pegar, deixe-o, e siga atrás de outro livro, até encontrar um que te encante.

SF. Qual é a sua visão sobre literatura no Brasil?
MM. Creio que apenas seja possível falar de uma literatura no Brasil se antes conseguirmos ser um país de leitores. Ainda não somos. Lemos muito pouco. Só assim poderemos vislumbrar que a nossa literatura exista para muitos e seja, realmente, lida. Não apenas nos pequenos círculos como acontece hoje. Precisamos de uma educação viva que estimule à leitura como prazer e encontro.

SF. Cite 6 livros de cabeceira.
MM. - Sidarta (Hermann Hesse); Encontro Marcado (Fernando Sabino); Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis); A vida está em outro lugar (Milan Kundera); Folhas de Relva (Walt Whitman); Viagens de Gulliver (Jonhathan Swift); Entre muitos outros...

SF. Uma citação que resumiria sua paixão pela escrita.
MM. Essa é do Fernando Sabino, e diz tudo o que eu acredito com o ato de escrever: “O que eu busco escrevendo é saber quem eu sou. Para que eu seja do meu tamanho, como todo mundo deve ser do seu: nem maior, nem menor. Quero dar o melhor de mim, ir ao extremo de mim mesmo. Não pretendo me exceder, mas também não quero ficar devendo. Esse é o meu objetivo na literatura e na vida.” É isso!

Comentários

  1. Muito bom, adorei conhecê-lo *-*


    ResponderExcluir
  2. Marcelo é uma pessoa e tanto! Tive o prazer de poder fazer dois cursos com ele e fazer surgir daí uma relação bem legal, como amigos e como profissionais da escrita.
    Para aqueles que não o conhecem, posso dizer: ele vai muito além.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo é uma pessoa querida, generosa em tudo que faz, consciente da sua literatura. E que literatura! É um prazer tê-lo como comparsa literário.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, como mestre, é generoso e inspirador. E como escritor, envolvente. Bela entrevista!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores