Pular para o conteúdo principal

O Filho das Sombras

Coleção:  Trilogia Sevenwaters, v2

Autor: Juliet Marillier

Tradutor: Yma Vick 

Editora: Butterfly

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 608

Avaliação Prosa Mágica: 8

A vantagem de se começar a ler uma Trilogia anos depois do lançamento do primeiro livro – A Filha da Floresta – é que você pode sentir uma emoção maior lendo, ou toda a obra de uma vez, ou neste caso os dois primeiros livros. Isso pode ser um benefício ou um problema.
Filho das Sombras, de Juliet Marillier é a continuação do livro A Filha da Floresta. Para quem não se lembra, Sorcha, uma filha de Sevenwaters se sacrifica para salvar seus irmãos transformados em cisnes pela feiticeira Oonagh. Nesta jornada ela conhece Hugh de Harrowfield, se apaixonam e casam-se. Filho das Sombras se passa anos depois, quando ambos já integrados totalmente a vida da região e cuidando de seus três filhos Niamh, Sean e Liadan se veem as voltas novamente com o retorno do mal.
Mais uma vez é a força de uma mulher, Liadan, que move a trama. Criada em um ambiente de paz e prosperidade, de repente ela se vê envolvida com um mercenário durante um sequestro, e desta convivência nasce um amor profundo e um filho: - Johnny.
Liadan terá que escolher entre seguir as ordens dos Seres da Floresta, ou escolher seu próprio caminho orientada pelas vozes dos Seres Ancestrais, da qual ela acredita ser descendente. Uma escolha que poderá colocar em risco toda a sua vida, ou salvá-la.
Confesso que fiquei em dúvida, se gostei mais do primeiro ou o segundo livro, mas sem dúvida nenhuma Liadan é muito melhor que a personagem Sorcha. Ela é uma mulher verdadeira, uma pessoa que não é apenas forte, mas tem suas fraquezas e dúvidas; não é apenas um ser assexuado, como algumas mulheres vêm sendo descritas na literatura, mas Liadam é mulher, é guerreira, é mãe, é apaixonada, enfim, é uma pessoa que poderíamos encontrar na vida real. É essa realidade mesclada a fantasia que encanta em Filho das Sombras.
Juliet é uma escritora talentosa, criativa e hábil ao demonstrar as frágeis e intricadas relações familiares. Ela apresenta os dramas e os problemas com uma sutileza, com a leveza necessária para pintar o quadro de famílias que não mais existem hoje.
Capa em Inglês
O segundo livro foi escrito de forma que esperemos avidamente pelo terceiro, diferentemente do primeiro, que pode ser lido como obra única.
O nome também confunde e instiga. Quem é o Filho das Sombras?
- O mercenário Bran, que caiu na vida errante devido aos maus tratos quando criança. Cujos sentimentos de perda e abandono o cerca com sombras,não só do passado, mas em todo o seu ser.
- Ou será que o filho das sombras é Ciarán, druida, filho de Oonagh, com uma pequena mas importante aparição na trama? Para quem não se lembra, a bruxa teve um filho com o senhor de Sevenwater. O meio-irmão de Sorcha,  foi criado por Conor entre os druidas. Ele aparece na trama no inicio, se apaixonando por Niamh, sua sobrinha e depois desaparece até surgir novamente como salvador da irmã de Liadan e como um ser misterioso que a ajuda e parece transitar entre a sombra e a luz.
Sorcha conta sobre um sonho, sobre uma sombra que acompanha Liadam, e ela não consegue ver quem é. Então você fica pensando que é Bran, mas depois imagina ser Ciarán e pode ter a certeza que terminará de ler o livro sem ter esta certeza.
O que eu gosto mais em Juliet Marillier é a capacidade de descrever, não só a natureza, os cenários, mas as emoções de forma instigante, sem excessos, sem formas cansativas, sem deixar o leitor se perguntando o porque de tantas palavras. Por que Juliet não economiza nem desperdiça palavras, elas aparecem na justa medida para causar emoção.
Li muitas resenhas internacionais negativas a respeito da trama. Muito exigentes com a autora, e confesso excessivas em suas cobranças. O fato de Filho das Sombras não ter sido escrito com base em algum conto antigo, como foi Filha da Floresta, não desmerece em nada a criatividade da autora em nos envolver com sua trama que nos leva a uma viagem aos Celtas da Irlanda, muito pelo contrário. É muito mais fácil escrever uma história baseada em algo que já existe. A Lenda dos Seis Cisnes já foi base para livros e filmes, O difícil e criar algo do nada, algo que prenda o leitor e o faça querer devorar a trama até o fim, de forma ávida e desesperada. É isso que faz um grande livro, e neste ponto Juliet Mariller é mestre absoluta.

Livros Relacionados:
As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley
Filha da Floresta – Juliet Mariller
A Filha da Feiticeira - Paula Brackston

Copyright © 2013 - Soraya Felix

Imagem do site da autora

Comentários

  1. Me deixou curiosa para saber mais sobre os livros. Agora que muito ler!! bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores