Pular para o conteúdo principal

O Segredo do Vale da Lua

Autor: Elizabeth Goudge
Tradutor: Silvana Vieira
Editora: Martins Fintes
Número de páginas: 224
Ano de Lançamento Brasil: 2009
Ano de Lançamento: 1946
Título em Inglês: The Little White Horse
Avaliação do Prosa Mágica: 8

A semana da criança chegou, e com ela recordações dos bons livros que lemos em nossas infâncias. Tempos maravilhosos, nos quais a fantasia fazia parte de nosso cotidiano, e acreditávamos que o mundo estava em nossas mãos e que, caso necessário, sacaríamos nossas varinhas ou espadas e lutaríamos contra o mal e o bem estaria acima de tudo.
Infelizmente, na minha época, não havia muitas traduções de livros infantis. Tramas que só desembarcaram em terras brasileiras há pouco tempo. E, O Segredo do Vale da Lua da inglesa Elizabeth Goudge está entre eles.
Nesta trama deliciosa, escrita em 1946, Elizabeth nos leva em uma viagem a Inglaterra de 1842 que mescla o cotidiano comum e a magia de mundos e personagens de fantasia.
Maria Merryweather, uma garota órfã de 13 anos, que até então levava uma vida boa e cheia de luxos em Londres, se vê obrigada a mudar para a casa de um tio desconhecido, com sua tutora Srta. Heliotrópio, e com isso enfrentar uma realidade diferente.
Só que, ao chegar ao Vale Moonacre, onde vive seu tio Benjamin, Maria descobre que é herdeira de uma longa tradição das princesas do Vale da Lua e também a protagonista de uma profecia. Lá, ela descobre que o menino que aparecia em sua infância não era o fruto de uma imaginação fértil, mas uma pessoa de verdade que estava destinado a ajudá-la em sua jornada para reestabelecer a paz e a felicidade no Vale da Lua.
É uma história doce, pontuada por personagens comuns nas histórias infantis inglesas: o gato, o duende, o cachorro que é um leão, o cavalo amigo e um unicórnio mágico.
Além disso, O Segredo do Vale da Lua é um livro repleto de mensagens de amor, compreensão, amizades e o sentido do que é correto em contrapartida ao que é desejado.
Também nos leva a refletir sobre a importância das mudanças em nossas vidas.
Se você não é criança, irá com certeza pensar nisso. Mas a sua alma infantil irá viajar com as aventuras de Maria e Pisco, além do apavorante Monsieur Cocq de Noir e seus homens de preto.
Só como curiosidade, Elizabeth Goudge não é uma autora que o brasileiro procure nas livrarias espontaneamente. Conheci a autora em uma edição em inglês sobre os livros que formaram o background da criação de Harry Potter. J.K.Rowling fala da autora com carinho e reverência. Para minha sorte absoluta o livro tinha acabado de ser lançado no Brasil.
Também tem o filme baseado no livro, lançado em 2007, repleto de belas imagens e tão encantador quanto a leitura.
Então, que tal aproveitar o clima da semana e voltar a infância. Se você não conseguir ler o livro, assista ao filme. Depois volte aqui no blog e me conte como foi sua experiência.


Comentários

  1. Adorei a indicação, Soraya! Tenho uma quedinha por livros infantis e vou anotar a dica!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Camila, li este livro há anos atrás, e reli recentemente para debate-lo no meu Clube de Leitura. a história continua viva. Um bom clássico inglês. Aproveita o final de ano para ler.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores