É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

13 de jan de 2015

Aprendi com Jane Austen

Autor: William Deresiewicz
Tradutor: André Pereira da Costa
Editora: Rocco
Número de páginas: 256
Ano de Lançamento Brasil: 2011
Avaliação do Prosa Mágica:  6

A vida é mesmo assim. Um dia você lê um livro muito bom e no outro um ruim. Foi o sentimento que me proporcionou a leitura de Aprendi com Jane Austen, de William Deresiewicz.
O autor conta a sua trajetória ao ler os romances de Jane Austen, é como ela mudou sua vida ensinando coisas básicas como amor, amizade, humildade e coisas que se deveria aprender na primeira infância.
William era daquelas pessoas bem chatas, que só adorava literatura que ele acreditava que o fizesse pensar e se deleitar com malabarismos da palavra, mas um dia, obrigada pelo professor da pós graduação, ele começou a entender a profundidade e a beleza que existe em Jane Austen como: - o cotidiano normal das pessoas; o crescimento interior; as mudanças e inconstância de nossos pensamento e o poder do amor.
Até este ponto, o livro seria algo bem interessante se tratado de um ponto de vista um pouco mais técnico, mas não, William deu um tom de auto ajuda, o que é profundamente irritante ainda mais para quem conhece a obra da autora dá uma sensação que ele está literalmente “chovendo no molhado”.
Se você nunca leu nada de Jane Austen e tem paciência para livros de autoajuda, vale a pena a leitura. Ele fala um pouco de cada livro, cita trechos inteiros e destrincha cada um deles com maestria. Para quem conhece a obra da autora o livro é irritante.
Vale a pena falar do belíssimo trabalho que a Editora Rocco fez no acabamento, na revisão, na tradução dos trechos dos romances e na belíssima capa. Alias, a Rocco bem que poderia lançar a obra da Jane Austen com esta qualidade.

Se você já leu este livro comente suas impressões, por que as minhas foram muito negativas.

Nenhum comentário: