É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

8 de jan de 2015

LIVRARIAS DO MUNDO #1 – OXFORD UK


Começando a publicação das fotos de Livrarias ao redor do mundo, por que não colocar as poucas que estão em meus arquivos?
A livraria da foto chama-se Blackwell, fica na Broad Street’s, em Oxford, Inglaterra e foi fundada em 1879  por Benjamin Henry Blackwell. É uma das mais antigas do Reino Unido e tem um charme todo especial.
Fui a Oxford na primeira semana de viagem a Inglaterra. Era quase uma obsessão conhecer a cidade e a tão afamada livraria bem de frente a entrada que ostentam bustos no topo de seu grandioso portão e que nos leva a Bodleian Library. Além disso, a Blackwell’s foi o cenário de um livro da autora Deborah Harkness que eu me tornei fã.
A livraria é linda e bem organizada. No subsolo você encontra livros raros e antigos - uma tentação. No piso que dá para rua, há uma forte tendência para a literatura de ficção. Há, inclusive, um display em uma parede que fica a direita com livros autografados pelos autores e a venda, pelo mesmo preço dos outros.
Uma pequena escada a esquerda de quem entra leva para o primeiro piso, com um café delicioso e super movimentado. Se você tiver sorte pode sentar-se em uma mesinha e ficar admirando os bustos de que falei acima e a arquitetura local. Neste andar está uma parte considerável do restante das publicações.
Vista de uma das entradas que dará acesso ao quadrângulo da Bodleian Library
a partir do café da Blackwell
O que me encantou na Blackwell é a mistura do que é antigo, com a praticidade da vida moderna. Como o lugar faz parte da história da cidade, fica impossível não se emocionar ao pisar la dentro. Infelizmente os livros me fizeram esquecer as fotos e só tenho imagens da fachada da livraria.
Existem mais livrarias da rede em Londres e em outras cidades, mas sem dúvida a mais encantadora é a de Broad Street’s.
As fotos foram tiradas em 23 de março de 2014, em uma manhã deliciosamente gelada e convidativa para um café ou chocolate quente.



Curiosidade: Não existem máquinas de leitura de preços. Todos os livros já saem impressos com o valor que devem ser vendidos, e quando a livraria faz uma promoção coloca um selo na capa. Alias, selo que pode ser tirado com facilidade sem danificar o volume.

Nenhum comentário: