É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

5 de jan de 2017

Retrospectiva 2016

2017 chegou e um livro novo se abre para a vida de cada um de nós. E, para quem gosta de leitura muito mais que um.
2016 não foi um grande ano literário. O mercado de livros parece ter parado, e as novidades se restringiram muito  a finalização de trilogias já consagradas, autores que são Best Sellers e nada que se diferenciasse disso. Não é uma crítica, mas uma constatação de um ano que foi ruim em todos os setores da economia, isso sem falar em política.
Considero que o melhor lançamento de 2016 foi “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” , da já consagrada J.K.Rowling. Houve outros também, como “A Irmã da Sombra” e “A Irmã da Tempestade”, da Lucinda Riley. Alguns eu não li, mas estão em minha lista de leituras futuras como “O químico” da Stephanie Meyer.
Como blogueira li bem menos do que deveria, mas confesso que fiz leituras mais atentas. Eu queria me sentir um pouco como um personagem do passado, que se sentava em seu jardim inglês e tinha todo o tempo do mundo para degustar um livro. E foi uma experiência incrível.
A parceria com a Grupo Editorial Pensamento foi muito boa e me trouxe algumas das melhores leituras do ano como “Transcendente”, da canadense  Lesley Livingston e “O Oitavo Vilarejo” de Gustavo Rosseb, literatura brasileira de primeira qualidade.
Não estou pensando muito em como será 2017. Quero que o ano me surpreenda com bons lançamentos. Que alguns títulos levem menos tempo para chegar ao Brasil e que a literatura brasileira consiga se firmar e que os autores que dão uma cara nova a nossa literatura possam ser valorizados pelas Editoras. Afinal, nada mais datado que a estética terceiro-mundista que permeia uma parte de nosso cinema e alguns autores.
Fiz um ranking dos melhores livros que li em 2016, e você pode ler as resenha de todos eles nos links que coloquei. Então, vamos lá:

1º lugar – Harry Potter ea Criança Amaldiçoada – J.K.Rowling
2º lugar – A Irmã daSombra – Lucinda Riley.
3º lugar – O JardimSecreto de Eliza - Kate Morton
4º lugar – Transcendente - Lesley Livingston
5º lugar – Descendente - Lesley Livingston
6º lugar –  Marina – Carlos Ruiz Zafon
7º lugar -  A Maleta da Sra. Sinclar -    Louise Walters   
8º lugar – A Irmã da Tempestade – Lucinda Riley
9º lugar – O Segredo das Coisas Perdidas - Sheridan Hay
10º lugar – Vale das Chamas – J. Barton Michell

E vale destacar ainda o livro de Gustavo Rosseb – O Oitavo Vilarejo.

Há outros títulos que gostei muito, mas a lista acima traz algumas características que me fizeram adorar os livros, e o que mais se destaca é o uso de mitologia nórdica, e a música como pano de fundo.
O que você acha desta lista? Já leu algum deles? Começe o ano escrevendo sua opinião e qual foi o melhor livro que leu.


FOTO: Imagem de pesquisa Google. Não continha referência de autor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da lista e das resenhas, não li muitos livros em 2016, mas estou sempre atento às novidades literárias. Sempre me atualizando... assim que puder lerei todos esses livros...

Camila disse...

Oi, Soraya!
Por incrível que pareça, li muito mais em 2016 do que eu imaginava!
Mas concordo que a crise abalou o mercado literário...
Adorei a sua lista de melhores leituras... Eu bem que tentei fazer uma assim, mas tendo lido 98 livros no ano, não saberia escolher apenas 10!! rs...
Ganhei um exemplar de HP, mas ainda estou com medo de ler essa história!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva

Soraya Felix disse...

Oi Camila,
Obrigada por comentar!!!
Foi difícil fazer a lista. Foi o meu primeiro desfio do ano. Eu nunca consigo listar nada....
Não tenha medo de ler HP. A única hipótese para não gostar dele é ter ficado indiferente a Harry Potter, o que convenhamos é impossível.

bjs