É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

10 de jan de 2017

Trono & Ossos – Jornada no Gelo

Autor:  Lou Anders
Tradutor: Jacqueline Damásio Valpassos
Série: Tronos & Ossos
Editora:  Jangada
Número de páginas: 344
Ano de Lançamento: 2016
Avaliação do Prosa Mágica:  9+


A primeira resenha do ano sempre tem um toque especial, um certo mistério, pois acredito que ela determine o ritmo do ano de leituras que irá iniciar. Quase sempre minhas resenhas do inicio de janeiro são as últimas leituras do ano anterior, que eu deixei para publicar depois das festas, datas que ninguém lê nada na internet. Jornada no Gelo, da série Trono & Ossos, do autor norte americano LouAnders fechou 2016 com chave de ouro.
Lou Anders criou uma ficção medieval recheada de dragões, guerreiros, gigantes, anões e criaturas estranhas como os wyverns, serpentes aladas que são encontradas na heráldica europeia. A série Tronos & Ossos cria um mundo fantástico, quase fílmico, cuja leitura flui de maneira prazerosa e fácil.
Jornada no Gelo, o primeiro livro da trilogia, apresenta dois adolescentes de 12 anos completamente diferentes:- Thianna, metade humana e metade gigante do gelo, que pela sua pouca estatura para os gigantes a faz se sentir deslocada naquela comunidade. Thianna é filha de uma humana Talaria, que roubou um estranho chifre que tem poderes especiais, e é o estopim para a perseguição implacável que se abate sobre Thianna.
Já Karn é um Norrønir, cujo pai é um grande e respeitado fazendeiro (hauld). No futuro Karn deverá se tornar um hauld, mas hoje ele só pensa em jogar Trono & Ossos, o que gera um certo desgosto em seu pai.
Karn e Thianna são levados pelos seus país, pela primeira vez, para uma grande feira de comércio. Lá eles se conhecem e se aproximam. O que eles não sabem é que uma sucessão de acontecimentos os levará em uma jornada de aventuras e perseguição, na qual deverão testar não só sua coragem, mas sua força de amizade. E, é só neste resumo. Contar mais seria estragar a surpresa.
É um livro delicioso de se ler. Fluido, sem grande floreios linguístico, mas com muita ação e magia, exatamente na medida certa para adolescentes e crianças.
Thianna e Karn são personagens simpáticos, leves e reais. Adolescentes que se sentem desajustados em uma sociedade que cobra deles o comportamento repetitivo dos velhos costumes.
Lou Anders não construiu um herói, mas pessoas comuns, o que é um alívio nesta enxurrada de livros que transformam mulheres em heroínas irreais.
A edição está primorosa, e mais uma vez a Editora Jangada está de parabéns. Revisão impecável, impressão de qualidade e, uma supresa no final, uma espécie de manual de instruções para que você possa aprender a jogar Tronos & Ossos. Além disso, há um glossário com os termos novos que são usados no livro, o que é muito útil já que Lou Andres constrói um mundo novo que precisamos compreender para entrar de vez na trama.

Trono & Ossos – Jornada no Gelo é minha primeira indicação para 2017. Uma leitura divertida que deve ser vista por todas as idades, pois o texto não possui cenas violentas demais ou outros tópicos mais adultos.

Nenhum comentário: