Pular para o conteúdo principal

O Tempo entre Costuras

Autor:  María Dueñas
Tradutor: Sandra Martha Dolinsky
Editora: Planeta
Número de páginas: 480
Ano de Lançamento: 2010
Avaliação do Prosa Mágica: 6


Sabe quando você ouve falar demais de um livro ou filme, e fica morrendo de vontade de conhecer? Sabe aquela sensação de curiosidade em torno de algo que parece “endeusado” pela mídia? Pois é... foi desta forma que me aproximei de “O Tempo entre Costuras”, e foi exatamente deste tamanho a extensão de minha decepção.
Não estou dizendo que a história é ruim, pois não é. Nem que o livro tem péssima qualidade, pois a escrita é boa e coerente. No entanto, esperava muito mais de uma trama aclamada.
María Dueñas é excessivamente descritiva e repetitiva. Muitas vezes dá a sensação que ela imagina que o leitor não tem a capacidade de compreender o que diz, e ela se repete, repete e repete.
Eu sei que muitos leitores dirão que é uma característica da língua espanhola – que admiro muito – no entanto, comparo com Carlos Ruiz Zafón, cuja escrita flui como água, e sua excessiva descritividade nos envolve e nos absorve.
Não me entenda mal, “O Tempo entre Costuras” é um livro que deve ser lido, mas desprovido de qualquer expectativa.
O livro é dividido em quatro partes e o epilogo. E boa parte da história é ambientada em Madri. A personagem Sira Quiroga, costureira humilde e “bobinha” acaba sendo enredada por Ramiro, uma homem sem escrúpulos, que seduz mulheres para levar vantagens. Ao lado dele, Sira vai para o Tânger e se vê abandonada, sem dinheiro e prestes a ser presa por fatos que não tem culpa.
Lá, ela constrói uma nova vida próspera, que acaba sendo revirada de pernas para o ar, com uma proposta perigosa e ao mesmo tempo emocionante. E, a partir daqui, você precisa ler o livro para saber o que acontece, pois qualquer outra informação seria spoiler. E é a partir deste ponto que a leitura de "O Tempo entre Costuras" começa a valer a pena.
O sucesso do livro que se estendeu a série se deve a alguns fatores muito fáceis de identificar: Uma mulher “bobinha” que amadurece com as dificuldades que a vida lhe apresenta; espionagem; e a fórmula consagrada de novelas, muito usada em nossa teledramaturgia.
Agora se você me perguntar se aconselho a leitura, é claro que sim. São raros os livros que eu diria - não leia -, e com certeza eles nunca estarão aqui no meu blog. “O Tempo entre Costuras” tem uma mensagem interessante e forte, que nos leva a crer que sempre podemos mudar nossas vidas e para isso basta acreditar e ter força de vontade.

Comentários

  1. Tenho este livro na minha biblioteca a mais de 02 anos. Esta na fila para ser lido um dia, mas diante da sua resenha, creio que ficará na fila por mais um tempo.
    Abraços,
    Luis Antonio

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar muito desse livro, mas não me animei a ler ainda!
    Não sou muito fã de escritas muito descritivas, então vou deixar a dica passar!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Eu me surpreendi tanto com esse livro que nem consegui evoluir na versão televisiva. Logo no primeiro episódio, o roteiro trouxe adaptações (ou distorções) da história original. Eu recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores