Pular para o conteúdo principal

Por uma vida mais simples


Autor:  André Cauduro D’Angelo
Editora: Cultrix
Número de páginas: 232
Ano de Lançamento Brasil: 2015
Avaliação do Prosa Mágica:  -
                       


O que é a felicidade? Com certeza cada um de nós tem uma frase para explicá-la, mas o certo é que a felicidade não é algo exterior a nós, mas faz parte de quem somos como essência.
Sócrates, o filosofo, não acreditava na felicidade como a satisfação de nossos desejos, mas o ato de ter uma conduta justa e honesta. Já Aristóteles, discípulo de Platão, acreditava que também precisamos suprir nossas necessidades básicas como a boa saúde, a liberdade (em oposição a escravidão) e situação socioeconômica adequada. Também acreditava que felicidade era fruto de uma harmonia e equilíbrio na prática do bem.
Em seu livro “Por uma vida mais simples”, André Cauduro D’Angelo discute a felicidade como fruto de uma simplicidade autoimposta.
O livro tem uma abordagem bem interessante, e é muito bem embasado já que é fruto de uma pesquisa acadêmica.
Se tomarmos por base apenas o fato de Aristóteles falar sobre equilíbrio, percebemos que o retorno autoimposto a uma simplicidade, por si só não funciona.
Quando você pesquisa o tema percebe que todas as pessoas que abandonaram a vida que levavam e optaram por uma “simplicidade”, eram muito ricas. E, de certa forma, preenchiam vazios interiores com carros, roupas caras, excessos alimentares e outros bens absolutamente supérfluos. Não havia equilíbrio.
Não consigo imaginar uma pessoa que vive o dia a dia em condições de “escassez” fazer um discurso desses.
Você percebe que as pessoas que mais falam em simplicidade, são as que mais abusaram dela. E, mesmo retornando a este estado, ainda possuem capacidade para “bem estar de saúde e socioeconômico”,pois o que lhes faltava era apenas a liberdade, já que estavam completamente obliviadas pelo material.
Então, quando li o livro fiquei pensando naquelas pessoas que moram no interior do país, que possuem tão pouco para viver, que precisam muitas vezes implorar por um atendimento de saúde ou para ter uma comida um pouco diferente na mesa. Será que elas diriam que essa “falsa simplicidade” é algo bom?
A meu ver, e está é minha opinião, quando vejo pessoas falando que vão abandonar seus hábitos de consumo (geralmente excessivos), ou que não irão trocar de celular e carro como se troca de roupas, mas vivem em uma casa muito boa, tem plano de saúde, usam roupas de qualidade e mesmo morando em um sítio, não vivem em taperas, fico questionando se isso é realmente uma opção pela simplicidade ou seguir uma tendência.
Parte das pessoas vivem imersas em um mundo de “mentiras”, na qual consumo em excesso preenche um vazio interior renitente. Ser simples não é adotar o modelo “São Francisco de Assis” e sair nu pelas ruas. Simplicidade está no caráter, na forma como nos relacionamos com as coisas, a comida, a moda e o mundo. Ser simples é ser honesto com seu próprio ser
.

Ser consciente no consumo, não ostentar bens materiais, se preocupar com o próximo, com a natureza sempre fez parte dos deveres da humanidade, o que aconteceu no último século foi que as pessoas se desviaram desta rota.
Tenho consciência que extrapolei o estilo “resenha”, mas minhas desculpas são que este não é um livro para se resenhar, mas para se debater as ideias, e confesso que estou adorando fazer isso aqui no blog.
Você vai me perguntar se vale a pena ler; SIM, vale muito. Não é possível você discutir um assunto sem conhecimento mínimo sobre o tema, e por outro lado, ele também servirá como reflexão de vida.
Leia e depois me conte o que sentiu.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores