Pular para o conteúdo principal

As Musas vão te dar “bolo”


Quem ama cinema já viu dois filmes icônicos falando sobre as musas, deusas gregas que inspiram a arte, Xanadú(1980) e Quando os Deuses Amam (1947). Em ambos os filmes uma das musas desce a terra para ajudar um artista sem inspiração. Em Xanadú, ela inspira um pintor a abrir uma boate-disco e em Quando os Deuses Amam, com a diva Rita Hayworth, ela impede um musical do fracasso.

É claro que rola uma paixão. É obvio que Zeus fica irado. E, sem dúvida, no final a separação é inevitável.

Em criação de texto é assim também.  Você não pode e não deve depender de “musas” para fazer seu trabalho. Porque elas não virão se você não trabalhar duro. E, caso ela venha, você vai se apaixonar por ela e perderá totalmente a noção do distanciamento necessário após criar um texto, seja ele um livro, uma resenha, uma publicação para o blog ou para o seu trabalho.

Escrever é prática, que deve ser diária e incansável. 99% do que você escrever não verá a luz do dia, irá direto para a lixeira. Bem, isso se a musa não te encantar e você perder a noção.

Para escrever bem você precisa seguir algumas regrinhas básicas, mas necessárias:

1 – Leia muito. Todos os gêneros e tipos. Mas, se estiver iniciando nesta arte,  evite os livros com experiências linguísticas – Livros sem parágrafos, pontuação, sem uso de maiúscula, ponto final etc. – Lembre-se, você está iniciando e precisa construir uma base sólida primeiro.

2 – Faço um diário, isso não é coisa de adolescente. Mas, escreva a mão. Já falei sobre isso no post da semana passada.

3 – Escreva todos os dias. Busque um tema qualquer e tente não repeti-lo. Escreva nem que seja um único parágrafo.

4 – Não faça críticas enquanto estiver escrevendo. Deixe isso para depois que acabar de escrever.

5 – Estude Português,  mas não seja um chato. Não dá para escrever LARGATO, mas também não fique implicando com todas as vírgulas que aparecerem no seu caminho.

6 – Caso você tenha encontrado sua Musa (Aquele texto que você escreve quase sem pensar), deixe que ele fique guardado por uns dias. Não se apaixone por ele, pois a probabilidade deste texto estar ruim é muito grande, e como todos sabem Paixão cega.

7 – Se você estiver escrevendo um livro, faça pelo menos uma revisão no papel impresso, isso não é um crime. A leitura no computador ou outro dispositivo eletrônico te induz a erros. Isso é científico.

8 – Não se preocupe. Grandes escritores penaram para chegar a excelência e mesmo assim, pode ter certeza, eles encontraram dificuldades em todos os livros que escreveram. J.R.R. Tolkien fez tantas anotações em seus manuscritos de O Silmarillion, que seu filho teve muita dificuldade em publicar o livro após a morte do pai.

9 – Estude sobre o processo da escrita. Procure livros sobre o assunto.

10 – Por fim, divirta-se escrevendo. Ninguém faz nada com a cara fechada, mau humor e forçado. Escreva enquanto sentir prazer, no momento que isso não acontecer, pare e vá fazer outra coisa.


Uma ótima sexta-feira e que as Musas te inspirem, mas não te ceguem.


Obs: Imagens dos filmes citados. Todas foram tiradas da internet.





Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores