Pular para o conteúdo principal

Oficina de Escrita Criativa


Nos últimos tempos tenho dado algumas dicas de escrita criativa aqui no blog, sempre nas nossas Sextas de Prosa. Faço isso porque acredito que todo mundo tem a capacidade de escrever bem e com criatividade.

Sempre pensei que escrever bem não é apenas aplicar as regras de gramática que aprendemos na escola. Elas são importantes sim, mas escrever é colocar em palavras o que nosso cérebro realmente pensa.

E, o que acontece com as pessoas que se bloqueiam para escrever? Já pensou nisso?

Sabe aquela professora chata que ficava implicando com todas as vírgulas que você colocava? Sabe aquele “amigo” que ouvia sua redação e dava aquela risadinha? Então, todos estes acontecimentos e muitos outros de certa forma bloquearam sua escrita.

Há outros fatores como a falta de leitura. Tem gente que lê somente relatórios; outros leem apenas livros de sua área profissional; tem alguns que leem apenas textos na internet. Em resumo, não fazem leitura diversificada, e isso impede a escrita de melhorar.

Se eu fosse enumerar as melhores dicas para a escrita, resumiria em três:

1 – Escreva todos os dias.

2 – Leia de tudo. Pelo menos uma ficção por mês e poesia todos os dias.

3 – Não faça críticas enquanto escreve. Coloque no papel exatamente o que está pensando, e faça os ajustes depois que terminar.

 

Porque estou falando tudo isso? Em primeiro lugar porque o texto é minha paixão e toda uma experiência profissional que se iniciou muito antes de fazer a Faculdade de Publicidade na ESPM. Com professores que acentuaram esta paixão como Ricardo Ramos, Julieta Godoy Ladeira. Pessoas craques no que faziam.

Já tem um tempo que decidi compartilhar isso com outras pessoas e finalmente o projeto começa a sair do papel.

Darei uma Oficina de Escrita Criativa no próximo dia 27 de agosto. É uma introdução ao tema, mas você sairá de lá com muitas dicas que mudarão sua forma de escrever.

E, como acredito sempre que tudo o que fazemos deve ter uma repercussão no social, esta Oficina será em benefício das obras da Casa da Fraternidade.

A Casa ajuda pessoas carentes principalmente com cestas básicas, e isso foi primordial durante o período da pandemia. Não fecharam as portas para estas pessoas em 2020.

Por isso, para participar da Oficina é necessário a doação de alimentos não perecíveis e/ou dinheiro.

As vagas são limitadas, porque toda Oficina é por definição muito mais prática que palestra.

Aguardo vocês lá. E mais uma vez lembrando que é necessário se inscrever antes para participar.

 

Orientações aqui para as inscrições:

Data: 27 de agosto de 2022

Horário: 9h30 às 12h (2 horas)

E-mail para inscrição: escritora.sfelix@gmail.com (Envie número de celular. Ele será usado apenas em caso de alguma alteração)

Valor: Doação de alimentos não perecíveis ou contribuição em dinheiro direcionada a Casa da Fraternidade

Local: Casa da Fraternidade

Av. Benedito da Fonseca Rondon, 298. Jd. St. Elias. Pirituba - São Paulo – SP


OBS: Importante dizer que a foto desta postagem foi tirada da internet.

Consta como crédito o site:  http://lounge.obviousmag.org/descortinada/2015/12/escrever-e-um-parto.html

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores