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O Marcador de Página

Crédito da foto: L’Ecritoire

Todas as boas histórias começam com um Era uma vez, a palavrinha mágica que nos leva a outros mundos. Eu amo estes começos e gosto muito de usar nos fatos que acontecem na realidade, porque muitas vezes eles são tão surreais, que merecem iniciar assim.

Era uma vez uma semana repleta de planos e projetos. Eles saiam do papel como água, e o dia possuía mais de 24 horas, sem dúvida. Isso aconteceu na semana que passou.

Gosto de contar que tenho certa paixão por Clubes de Leitura e Reading Circle (Círculo de leitura). Semana passada um Círculo de Leitura saiu do papel e foi para a vida real. No próximo dia 24 teremos um. O legal deste Círculo é que será realizado em um bairro carente deste tipo de evento. A ideia é movimentar culturalmente as pessoas.

Evento aprovado, livro escolhido, divulgação feita acabo sempre pensando em alguns detalhes que sempre podem enriquecer mais o encontro. Sabe aquele cafezinho quentinho esperando o leitor? É tão bom chegar a um lugar e ser recepcionado assim.

Não contente com a ideia do café, queria algo mais e uma ideia muito boa surgiu à mente: - Vou ligar na editora e pedir marcador de página do livro. Não serão muitos, 20 seriam suficientes. Caso a Editora não tenha, valeu à tentativa.

Hoje em dia todos já perceberam que a maneira mais fácil de falar com alguém é pelas mensagens, então corro no Instagram da Editora e mando um Direct mais do que bem explicado. Eu já tinha enviado um para eles informando sobre a resenha que publiquei aqui no blog.

Ansiedade a parte, seria muito bom poder dar para os participantes um marcador de página do livro que iremos discutir. As pessoas guardam com carinho sempre, já percebi isso.

A resposta não demorou.

“-Ola Soraya, como vai?

Não temos marcadores de página.”

Assim, exatamente desta forma, um gigantesco e grosseiro NÃO, sem mais delongas.

Refleti sobre a “falta de marcadores de página”. Na verdade, ninguém é obrigado a fazer um marcador para cada livro que publica, seria inviável financeiramente. O que eu reflito é a “falta de marcador” de comunicação.

Em todas as editora que fiz contato, sempre fui recebida com um sorriso (Até hoje). Recebi muitos nãos, mas todos eles absolutamente acolhedores. Imagine só o que é mandar um original para uma editora avaliar e ficar esperando três meses pela resposta! Eu sempre recebia um e-mail gentil, super explicativo e de portas abertas.

Minha experiência do marcador de página foi absolutamente frustrante para não dizer irritante. Não é crime não ter o item solicitado, mas quem cuida das redes sociais precisa ter o cuidado, saber se comunicar, “prender” o consumidor para que ele continue a seu lado. Antes de ser escritora eu já era publicitária, e sei do valor da boa comunicação.

É como os textos que publico aqui. Sempre penso 10 vezes antes de apertar a tecla “publicar”. Você precisa ser empático, pensar em quem lê, perceber se o seu texto passa claramente a mensagem, observar se você não está fechando questão.

Eu sempre falo para meus alunos de texto criativo a nunca começarem uma resposta com não. Há tantas formas de ser fazer isso como, por exemplo, agradecendo o interesse, se colocando a disposição para outros contatos, oferecendo algo no lugar daquilo que foi solicitado, uma lista verdadeira de opções simpáticas e marqueteiras.

Se você quer se comunicar melhor, coloque-se no lugar do outro e seja criativo na resposta, sob pena de perder este consumidor/pessoa para sempre. Pense nisso nas suas relações comerciais e pessoais. Avalie sua postura e faça acertos, não tenha medo de mudar.

Boas comunicações e que o seu “marcador de final de semana” seja criativo, empático e comunicativo.

 

Crédito da Foto: L’Ecritoire Site que vende Marcadores de Páginas com Flores prensadas. (Lindo!!!)



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