Pular para o conteúdo principal

A Velhice é questão de opção


Às vezes eu passo a semana pensando no que vou escrever na Sexta de Prosa. Muitas vezes as ideias secam, e a culpa recai sempre nas agitações, na falta de criatividade e uma série de reclamações, que o leitor do meu blog bem conhece em sua vida cotidiana. Todo mundo tem um dia em que reclama de tudo.

Esta semana, testando uma caixa de som que presenteei meu marido, encontrei um vídeo arquivado. Sabe aqueles vídeos matadores que você vê e imediatamente sente uma facada no estômago, simplesmente pela profundidade da verdade contida nele?

Pois bem, de alguma forma o vídeo que vou compartilhar aqui nesta postagem foi parar dentro do meu computador. Provavelmente alguém que compartilhou no WhatsApp e guardei a mensagem.

Para quem nunca ouviu falar, Wang Deshun é um senhor chinês, ator, modelo dentre outras coisas. Na época do vídeo ele estava com 80 anos (Não consegui descobrir a data da publicação). Nela, um senhor “sarado”, repleto de vitalidade, nos instiga a buscar nossos sonhos independentemente da idade que tivermos.

No filme ele conta sua trajetória até desfilar, pela primeira vez, na semana de moda de Pequim, aos 79 anos de idade. Isso mesmo, 79 anos.

Já ouvi pessoas me dizendo que estavam velhas demais para voltar aos bancos da universidade aos 50, isso sem dizer que muitas pessoas aos 30 anos acreditam que não podem mudar suas vidas.

Wand Deshun é uma pessoa comum, assim como qualquer um de nós, com um grande inconveniente que é viver na China e sofrer todas as limitações que os chineses vivem por lá (Liberdade é uma mercadoria escassa naquele país). No entanto ele foi quebrando tabus em cada fase de sua vida.

Aos 44 anos foi aprender inglês. Quantas vezes martelaram na sua cabeça que uma língua estrangeira deve ser aprendida na infância, que ao passar dos anos fica mais difícil de aprender? Balela! Também sou professora de inglês e digo que tudo isso não passa de papo furado.

Aos 50 anos entrou na academia para malhar. Normalmente aos 50 anos a pessoa é enviada para um grupo de “terceira idade” fazer ginástica da cadeira. Wang foi “puxar ferro”. E meninas, que corpo malhado!!!

Voltou ao teatro aos 57, criou um espetáculo no qual mostrava as esculturas de Rodin com seu corpo, repito, corpo de 57 anos. Espetáculo que encantou e fez tanto sucesso que acabou sendo a porta de entrada para uma carreira que alavancou próxima dos 60 anos.

Nunca é tarde para realizar um sonho. Se alguém disser isso, apague da sua mente.

Meu marido fez faculdade com mais de 50 anos. Hoje, ele faz sucesso com sua competência e dedicação à fisioterapia.

Tenho um amigo beirando aos 60 que comanda uma equipe de jovens, fazendo um trabalho que é considerado fora do alcance de quem passou dos 30.

Qual é o segredo?

Não acreditar no estereótipo da velhice. Acreditar em você e escolher um caminho.

A escrita também sofre destes preconceitos. Muitas pessoas acreditam que não podem iniciar suas carreiras de escritores aos 50 ou 60. É só lembrar de Cora Coralina que começou aos 76 anos, Conceição Evaristo, aos 44, Scholastique Mukasonga, aos 50 anos, dentre outros.

Escrever é uma das expressões máximas da humanidade. Evoluímos graças às primeiras pessoas que decidiram criar sinais para fazer registros. Agrícolas no início e com o tempo utilizamos a escrita para expressar nossos mais profundos sentimentos.

Não deixe nunca de acreditar no seu potencial, seja ele qual for.

Que tal aproveitar o final de semana para começar a por em prática um sonho? Mesmo que seja apenas escrevendo em um pedaço de papel.

Lembre-se sempre que “As Palavras Têm Poder”.

Bom final de semana e acredite em você.


Algumas informações importantes: As imagens publicadas aqui nesta postagem circulam pela internet em diversos sites. Não há referência de fotografo em nenhuma delas. Se você tirou esta foto ou sabe a procedência, informar para que eu possa dar os devidos créditos.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores