Pular para o conteúdo principal

Prosa Mágica a Origem


        Queridos leitores e leitoras,

 

Este mês o Prosa Mágica está em festa. Completamos por aqui 13 anos de existência (15 anos com o nome antigo – Legi Signo).

Ao longo dos anos ele foi mudando o design, se especializando cada vez mais em literatura e agora iniciando o desbravamento para falar um pouco do processo da escrita.

Neste meio tempo lancei 4 livros, fiquei longos períodos sem atualizar o blog, retornei e assumi as garras e o leme deste espaço que me é muito caro.

A ideia de trabalhar um blog começou em 2006. Naquela época o blog seria uma ferramenta de aprendizagem para meus alunos dos cursos de Redação Publicitária e Teoria da Comunicação. Naqueles tempos os blogs disponíveis eram horrorosos e cumpriam uma função de diário, mesmo assim levei adiante o projeto e quando tudo estava pronto... a faculdade fechou.

Restou-me naquele instante um sentimento enorme de perda e um blog órfão. E agora?

Eu estava diante de uma decisão simples: ou fechava o blog ou alimentava alguma informação nele. E, se você quer trabalhar direito com blogs saiba de antemão que é extremamente trabalhoso mantê-los. Você cria uma audiência, e com ela a responsabilidade atualização permanente, com bons textos e também modernizá-lo sempre que o provedor apresentar novas plataformas.

Iniciei  bem timidamente, com textos sobre arte e educação. Não era algo que fazia semanalmente, mas alimentava esporadicamente. O tempo passou, o blog se manteve a duras penas e em 2008 mudei o nome para Prosa Mágica e assumi o perfil de blog literário.

Ao longo destes treze anos fiz muitas mudanças, muitos acertos, alguns erros até chegar a este formato. As resenhas se tornaram mais leves, introduzi a Sexta de Prosa, que é um bate papo sobre algum assunto, não necessariamente literário.

Tenho mudado o estilo das resenhas para acompanhar os tempos. Não sucumbi ao Booktok, mas pretendo em breve ter meus podcasts.

Há muito em planejamento por aqui, mas os anos de experiência nos ensinam que um passo deve ser dado de cada vez, senão você acaba prometendo algo que não conseguirá cumprir.

O que mais estimula a escrever aqui são vocês leitores, que sempre me acolheram com carinho, com comentários delicados, com e-mails generosos e com retornos de leituras que nos mostram que valeu a pena.

Hoje,  Prosa Mágica é lido por pessoas nos Estados Unidos, na França, no Reino Unido, Suécia, Austrália, Índia, Japão, Tanzânia, Tailândia e mais outros países ao redor do mundo que eu nunca imaginei que meus textos chegariam. Grande orgulho deste blog que começou de forma modesta e hoje se espalha pelo mundo.

Aproveito este momento para dar um abraço em todos vocês, meus leitores, agradecendo a cada um sua leitura, seus e-mails e comentários e principalmente a parceria que formam neste espaço livre de debates.

Afinal, ler é uma forma de protestar contra a mesmice da vida diária.

 

Um brinde a vocês e a liberdade! 🎉🎉


(*) Ilustração da Champanhe: Katemangostar / Freepik



Comentários

  1. Parabéns pelo seu trabalho e esforço em continuar com o seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Continue participando do blog.

      Excluir
  2. Um dia, em 2010, logo após a Bienal do Livro, vi uma publicação, por acaso, sobre meu neto, feito pela Soraya. Escrevi para ela em agradecimento e a partir de então surgiu uma amizade entre nós, que o tempo só cuidou de fortalecer. Nos encontramos apenas uma vez neste longo espaço, mas ela sempre ocupou um lugar de destaque nas minhas ideias, inclusive, gentilmente fez a revisão e a apresentação do meu livro "Os Caminhos de Um Mercador de Sonhos". E de lá para cá, sou um assíduo leitor de tudo que e publicado no Prosa Magica. Este não um lugar onde se publica cronicas de livros e sim um cantinho acolhedor, onde você pode chegar sem ser convidado e se sentir em casa já nas primeiras linhas. Parabéns amiga, você é show e o Prosa Mágica também.
    Luis Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, obrigada pelo comentário lindo que você fez. Realmente nosso encontro foi inusitado e rendeu uma grande amizade que perdura até hoje. É disso que eu falo no meu post, das coisas incríveis que aconteceram depois que comecei a postar.
      Obrigada pelo carinho e por toda participação ativa nestes anos todos.
      abraços,

      Excluir
  3. Não conhecia. Agora virei seguidor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores