Pular para o conteúdo principal

Paleta de Cores

Sou uma apaixonada por cores, sempre fui. Os vários tons sempre marcaram momentos da minha vida. Lembro-me com carinho de uma viagem a Santos com meus pais, um amigo dele tinha emprestado o apartamento para passarmos alguns dias na praia, era um hábito antigamente. Na sala, entre tantos brinquedos,  havia um carrinho pequeno e Pink que encheu meus olhos, como se eu pudesse comer aquele objeto. Não conseguia tirar o olhar dele, a cor era saborosa como se desse para sentir o sabor do Pink vibrante. Eu tinha sete anos na época e hoje fico pensando qual seria o sabor das cores.

Sou daquelas pessoas que quando entro em uma papelaria, ou em um armarinho, esqueço o que fui fazer apenas olhando os displays multicoloridos de canetinhas, papéis, novelos de lã ou de linhas. Sou literalmente abduzida por esta variedade que desperta uma roda de sentimentos.

Em casa, se pudesse, cada parede seria de uma cor diferente, mas sei que não devo, então a necessidade de uma multiplicidade de cores se dá pelos lápis de cor, outra grande paixão. Já viu aquela caixa de madeira de lápis de cor, com diversas gavetas que você abre e tem, sei lá, umas 150 cores? Um sonho de enlouquecer qualquer um que goste de colorir.

Então, de repente, eu me deparo com algo que parece uma aberração. Como assim eu só posso usar algumas cores no meu visual? Onde está a liberdade de expressão? Onde estão os anos de luta para nos desvincularmos de determinados conceitos sociais que são amarras para nosso desenvolvimento?

Vou contar o porquê deste desabafo. Não faz muito tempo, em uma rede social começou a aparecer propaganda sobre o uso de paleta de cores. Os vídeos diziam mais ou menos isso “você só será bem sucedido na vida se usar as cores corretas de roupa, sapato, maquiagem, terno, etc”. Você poderia me dizer que, a primeira vista parece bem interessante esta abordagem, principalmente porque usar uma paleta de cores específica, quase sempre, é um convite para um mergulho nas compras e na renovação do guarda roupa. Mas será mesmo?

Deu um sentimento de angustia, de tristeza e um pouco de revolta. Lutamos tanto para sermos livres e do nada começa uma ditadura das cores. Porque o ser humano necessita tanto que alguém lhe diga o que pensar, o que fazer, o que usar? Somos tão primários assim?

É claro que tenho consciência que há um dress code para tudo. Há uma lógica para usar determinada roupa em determinado lugar, por exemplo, um biquíni na praia. Mas será que precisamos mesmo usar a “cor x” ou a “cor y” para sermos bem sucedidos?

Conversando com uma amiga, ela me indicou um aplicativo e por curiosidade fiz o teste. Coloquei a minha foto e lá estava, uma longa paleta de cores que eu deveria usar que ia dos tons de roxo, que eu amo, aos tons de bege, que eu acho sem graça e sem criatividade. Para meu espanto, nenhum azul.... como eu viveria sem o azul? Deletei o aplicativo.

Quando aluna de publicidade estudei psicologia das cores e a influencia que ela tem sobre nós. É físico, cada cor pertence a uma faixa de ondas e elas nos influenciam diretamente. Sei que tendemos a usar cores frias quando estamos depressivos ou cores quentes quando estamos no auge de nossas alegrias, mas precisamos lembrar que o ser humano é complexo e isso acaba não sendo uma regra determinante.

O uso das cores no marketing é muito forte, com certeza, é só você imaginar que o conjunto de amarelo e vermelho provoca fome na pessoa, e isso nos remete ao logotipo do Mc Donald’s. Não é coincidência, nesta área nada é ao acaso, tudo é estudado, e você aprende nos cursos, nos livros na prática. Só para se ter uma pequena ideia do que se fala delas:

Vermelho estimula o corpo humano.

Amarelo é a cor do otimismo e da energia.

Laranja é alegria, sociabilidade e animação.

Roxo promove a criatividade.

Azul é a calma, a tranquilidade e a serenidade.

Verde alivia o stress.

Eu proponho que você escolha uma cor, aquela que você nunca teve coragem de usar e vista de corpo e alma. Liberte-se de amarras, mesmo que só possa fazer isso no seu tempo livre. Afinal, uma das mais belas demonstrações da natureza é o arco-iris, multicolorido e, porque não dizer, feliz.

As cores – todas elas - sempre me trouxeram um sentimento de liberdade, de beleza pura sem apetrechos. Gosto delas simplesmente por serem o que são: Cores.

Querido leitor, eu não tenho a intenção de me aprofundar neste assunto. Seria extenso demais, técnico em excesso e não seria provocativo.

Então, termino a postagem com um trecho de Flicts, do Ziraldo.

“Mas existem mil bandeiras, trabalho pra tanta cor. E Flicts correu o mundo a procura do seu lugar. E Flicts correu o mundo…” E no fim, Flicts que era tão desprezada descobriu que a Lua também era flicts.

Que você possa ser assim, porque no mundo sempre existirá um lugar para você, tenha a cor que tiver ou ame a cor que bem entender.

Bom final de semana!

Comentários

  1. LUIS ANTONIO GONCALVES1/12/23 5:24 PM

    Você esta se superando a cada semana. Seus textos são magníficos e vocês os aborda com tanta sutileza, que sempre fica a sensação no final de "que pena, acabou". Realmente as cores representam momentos. Particularmente gosto do azul, mas não deixo de usar roupas de outras cores. Como você diz acima: Azul é a calma, a tranquilidade e a serenidade. E isso. Abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores