Pular para o conteúdo principal

As galinhas e as palavras jogadas


        Caros leitores,

Se a galinha ficasse quieta, seus ovos não seriam arrancados todos os dias.

Em tempos do virtual nada é mais importante do que a palavra e seu poder, para o bem ou para o mal. Nunca se viu tanta barbárie discursiva como nos dias de hoje.

Cuidado com o que diz. A palavra é algo que não se apaga, nem com pedidos de desculpas. Se não tiver certeza do que vai dizer, cale-se. Neste caso o silêncio é ouro.

O poder da palavra é algo profundamente significativo em todas as sociedades e ao longo da história da humanidade. Hoje, mais do que nunca precisamos pensar e avaliar suas características e consequências.

Palavras são a base da comunicação humana. Elas nos permitem transmitir pensamentos, sentimentos, ideias e informações de uma pessoa para outra. A capacidade de se expressar através das palavras é essencial para a nossa interação social e para o desenvolvimento de relacionamentos significativos.

As palavras também têm o poder de influenciar e persuadir os outros. Discursos políticos, publicidade e discursos religiosos são exemplos de como as palavras podem moldar opiniões, inspirar ação e provocar mudanças sociais. Nestes casos a palavra deve se distanciar da opinião pessoal. Pensar dez vezes antes de falar é uma lei que deveria ser seguida a risca.

Ah! A parte da palavra que amo, a parte que cria e inspira. Os escritores, poetas, músicos e artistas em geral utilizam as palavras como ferramentas para criar obras de arte que inspiram e emocionam as pessoas. As palavras têm o poder de evocar imagens vivas, despertar emoções profundas e transportar os leitores para diferentes mundos e realidades.

Quando falamos em educação e conhecimento a palavra é a base do aprendizado. Através da leitura, da escrita e do discurso, as pessoas têm acesso a uma vasta gama de informações e podem expandir seus horizontes intelectuais.

Você pode confortar e curar uma pessoa, apenas se utilizando de palavras positivas que auxiliarão o outro no momento da dor, da tristeza, da dificuldade e da insegurança.

Neste quesito de autoajuda, as palavras podem fazer transformações pessoais e o desenvolvimento do ser humano. Ao mudar nossa maneira de pensar e falar conosco mesmo, podemos transformar nossa autoimagem, superar desafios e alcançar nossos objetivos.

Palavras, palavras e palavras já dizia a música. Moldam o mundo, influenciam pessoas, salvam vidas, dão alento e iniciam uma guerra.

Seja você quem for, use-as com sabedoria. Pense antes de falar, avalie se as suas palavras poderão ser muito mais prejudiciais que positivas. E no caso de você ter em suas mãos a vida de pessoas, use o silêncio mais vezes. Ele é muito mais poderoso que as palavras.

Um lindo final de semana, com boas palavras e boas ações.


Créditos de Imagem: Site Freepik - Licença Gratuita, @brgfx (Aqui)

Comentários

  1. "Words... don't come easy to me... How can I find a way to make you see I love you? Words don't come easy...

    ResponderExcluir
  2. LUIS ANTONIO GONCALVES23/2/24 11:09 AM

    Sua análise,como sempre, tocam direto o leitor. Hoje, com o avanço da tecnologia, as palavras assumem um protagonismo que talvez nunca tenha tido. Hoje se falam de tudo e todos podem falar. As redes sociais abriram está porta. Parabéns mais uma vez pela publicação e deixo um ditado popular que tudo a ver com seu artigo: a palavra e como a flecha, depois de disparada, não tem como segurar. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Querida Soraya
    Como sempre sua capacidade intelectual e sensibilidade, nos encantam e nos fazem refletir sobre a vida e seus princípios mais sagrados.
    Sou da opinião de que o silêncio quando constroi, é tão sublime que somente uma alma nobre consegue avaliar. Todavia, ele nem sempre é dádiva divina, porque, para mim, o silêncio dos inocentes e dos amantes da paz e do amor, pode causar a proliferação do mal.
    Como dizia São Paulo, nossas palavras podem ser espadas que matam ou remédios que curam. Que Deus nos conceda sabedoria
    para usar desse maravilhoso dom que é a comunicação, criando pontes e não levantando muros .
    Cly.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores