Pular para o conteúdo principal

De repente, nas profundezas do bosque

O grande poeta Yeats, em suas mitologias, diz que “toda natureza está repleta de pessoas invisíveis”. Bem, o que ele tinha em mente na verdade eram seres das fábulas como elfos, gnomos, fadas, duendes etc. Criaturas criadas apenas em nossas mentes, ou “vista” por crianças e xamãs. No entanto, há outras criaturas invisíveis, aquelas com as quais nos deparamos todos os dias nas ruas, embaixo das pontes, os renegados por serem diferentes, os mortos, os asilados, dentre outros.

Vislumbramos esses seres apenas por um vidro, como se pertencessem a um mundo que não existe, que apenas acontece na magia e no mistério. São como livros que fechamos após a leitura e esquecemos em uma estante qualquer.

O grande romancista israelense Amós Oz, evoca em seu “De repente, nas profundezas do bosque” uma fábula repleta de referencias a nós mesmos, aos outros, ao holocausto (mesmo não sendo a intenção).

O livro é profundo, de uma delicadeza na descrição dos personagens, no desenvolvimento da trama que nos emociona, que nos envolve, que nos enleva e nos absorve.

Maia e Mati, os protagonistas, conduzem de maneira cativante a trama. Os medos, as discussões, a coragem e a falta dela os tornam tão verdadeiros como nossos filhos, sobrinhos e netos.

Quando o livro fala do desaparecimento total dos animais é quase um grito para que as pessoas olhem para a natureza com outro olhar, que não maltratem animais e plantas. Ao ver a aldeia que sobrevive sem os animais você compreende que o ser humano pode muito bem viver sem os animais de abate, pode ser feliz e saudável comento verduras, legumes e frutas.

Tem o personagem-mito Nehi, que está oculto na maior parte da historia, que você compreende como mito e descobre que não é. Ele tem vários significados na trama. Por um lado ele é a pessoa desprezada pela sociedade apenas por ser diferente, por não compartilhar gostos e atitudes, Por outro lado, Nehi é a vingança na mais cruel de suas formas, aquela que não olha para o inocente, para aqueles que não fazem e não desejam o mal, é a vingança que atinge a todos como uma massa. É um personagem complexo, sem dúvida, assim como Mati e Maia também são.

De repente nas profundezas do bosque também é um livro que fala do deboche, de pessoas que são escolhidas alheatoriamente para serem os alvos dos outros, seres que sofrem toda forma de deboche, preconceito, torturas psicológicas e físicas. Amós nos faz pensar em seu povo, perseguidos ao longo de séculos .

O livro termina com uma continuação (não que ela exista), mas ele acaba e nosso pensamento continua seguindo, imaginando o que acontece depois, o que Maia e Mati farão depois do que vivenciaram, como a comunidade receberá o relato dos dois.  Será que ambos serão alvo de preconceito? Será que haverá um adulto sequer com coragem de adentrar o bosque?

E então eu vejo a outra metáfora, O Bosque.

Quais bosques internos cada um de nós possui? Por que temos tanto medo de desbravá-lo? Quantos demônios imaginários colocamos dentro destes bosques internos e quando tomamos coragem para enfrentá-los descobrimos que são apenas crianças precisando serem ouvidas ou então acarinhadas.

Realmente é um livro que nos faz pensar e refletir sobre nós mesmos e sobre nossa relação com o mundo.

Em seu livro de memórias Amós Oz diz que sua mãe Fania o influenciou muito em sua escrita, quando contava estranhos contos de fadas em sua cozinha em Jerusalém. Os contos eram velados, pareciam não ter começar no inicio e terminar no fim. É o que sentimos ao ler De repetente nas profundezas do Bosque.

Não é uma história para se ler uma única vez. Você tem vontade de começar de novo ao terminar, porque fica a sensação de que perdeu algo, de que deixou passar alguma coisa despercebida. E no final da segunda leitura descobre que, a única coisa despercebida é você mesmo, porque a leitura trabalha o seu subconsciente, o seu inconsciente coletivo tão falado por Freud.

Se valeu a pena ler, nossa muito mesmo. Eu recomento a leitura como algo que vai te tornar alguém melhor, depois de passar por uma autoanalise.

Se você já leu, me conta, se não...bem, corre para a livraria e comece agora mesmo.

 

Autor: Amós Oz

Tradutor: Tova Sender

Ano de lançamento: 2007

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Romance Israelense

Páginas: 144

Comentários

  1. LUIS ANTONIO GONCALVES20/2/24 12:18 PM

    O que mais me encanta nos seus textos e a habilidade que você coloca neles para despertar o interesse do leitor num livro que talvez nunca tivesse pensado em ler. Seus textos são mágicos, pois eles fazem exatamente isso. Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores