Pular para o conteúdo principal

Nas Folhas do Chá

Eu li este livro em algumas horas, que foram de muito prazer e de muita alegria. Sabe aquela história que você quer conhecer mais? E depois, quando a última palavra põe o ponto final, o que acontece? Foi assim que eu me senti. O livro terminou e eu fiquei órfã.

Nas Folhas do Chá escrito em parceria entre a brasileira Flávia Lins e Silva e a chinesa Liu Hong, que também não se conheciam, é um tratado de amor entre um homem e uma mulher, entre neta e avó e entre duas improváveis amigas, que viviam distantes, mas acabam dividindo suas dúvidas, seus anseios e suas dores.

Gabriela é uma adolescente de 13 anos que mora no Rio de Janeiro, vive dividida entre os pais separados, e tem um amor muito grande pela avó, uma mulher a frente de seu tempo, que em sua juventude foi para Amazônia estudar, descobrir e pintar as plantas que ainda eram desconhecidas. Lá conhece o grande amor de sua vida, He Chin-Po. A vovó Dália está perdendo a visão e a neta se preocupa com isso e não se conforma que não poderá fazer nada.

Um dia, Gabriela toma um chá muito diferente com a avó, um chá que estava guardado por mais de 60 anos, e a adolescente descobre que foi um presente de um “grande amigo”, o herbalista He Chin-Po, da casa de chá Bai Hua.

A garota vê ai uma oportunidade de cura para avó e escreve uma belíssima carta, na linguagem de alguém da idade dela, para a casa de chá que pertencia aquele homem.

Quem responde a carta e outra garota de 13 anos, que mora em Pequim e é neta do herbalista.

A história transcorre através de uma troca da carta, na qual as meninas contam suas vidas e suas ações para desvendar o passado dos avós.

É uma trama de cura, com a delicadeza de um chá de crisântemo, um chá chinês cuja flor se abre ao contato com a água quente e exala um perfume inebriante. Não é a toa essa metáfora, porque você vai percebendo que o calor, neste caso humano, aquece o coração e faz desabrochar não só a Gabriela, como a Juju, a adolescente chinesa. A avó, também parece se abrir ao sentir o calor daquele que sempre foi seu grande amor. Dália se renova e sua visão vai melhorando aos poucos, como uma flor que ficou fechada por tempo demais e agora tem a urgência de exalar seu perfume inebriante.

A história ainda tem o charme de nos mostrar as diferenças culturais entre o Brasil e a China, com toques históricos sobre as relações entre os dois países na época da revolução de Mao Tsé-Tung.

Gabriela e Juju conseguem unir o que de mais forte existe entre as duas culturas, de uma forma simples, como é a visão de uma pessoa que não possui preconceitos.

É difícil de explicar o que me cativou nesta leitura, mas creio que a delicadeza foi um dos pontos altos, a ternura entre avó e neta, a determinação da Gabriela, a conexão entre as adolescentes e é claro, a história de amor que transcende o tempo e as distâncias.

É um livro que sem dúvida vai encantar qualquer apaixonado por livros. Eu recomendo a leitura e a releitura.

 

Autor: Flávia Lins e Silva e Liu Hong

Ano de lançamento: 2012/2020

Editora: Pequena Zahar

Gênero: Ficção/Literatura infanto-juvenil brasileira

Páginas: 116



Comentários

  1. Querida Soraya, sua resenha do livro me deixou bem interessada. Pretendo ler. Obrigada
    Cly.

    ResponderExcluir
  2. LUIS ANTONIO GONCALVES6/2/24 3:36 PM

    Como sempre suas publicações são maravilhosas. Eu não conheço este livro, mas aguçou a vontade de conhece-lo. Parabéns pela sua sensibilidade em transmitir em poucas linhas toda ternura que existe "Nas folhas do chá"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores