Pular para o conteúdo principal

A Fábula do Cuidador

Se eu pudesse resumir o livro da escritora gaúcha Marilice Costi eu diria que ele é “o cuidado em palavras”, uma terapia delicada que nos leva a um “tratamento” interno movido pela extrema inventividade da autora.

No livro, Marilice nos conta a história de Edelvais, uma flor muito sensível, insegura e dependente que andava pálida e cansada de cuidar das estrelinhas. Em dado momento, sente-se atraída por um Cavaleiro que vive preso a contratos e à própria armadura, um homem desgastado e envelhecido pelas escolhas que fez em sua vida.

Edelvais, como uma boa flor que era, queria aquele amor, queria juntar mais aquele ser para seus cuidados. Ele, como era de se esperar, queria a liberdade, queria o viver sem compromissos. Ela queria cuidar, ele só se preocupava com ele mesmo.

Através desta fábula, Marilice nos apresenta a busca do sentido pela existência, a incompreensão, os desencontros e o processo de autoconhecimento.

Valendo-se de recursos da literatura infantil, e também inspirada no Pequeno Príncipe, e em Fernão Capelo Gaivota, a autora nos leva a uma viagem pela busca de nosso próprio eu, pelos valores de cuidar do outro, não um cuidado qualquer, mas aquele que quer o bem, aquele que tem o amor como ponto de partida.

É um livro que flui a leitura, que passa muito rápido por suas páginas, mas não se engane ao ler isso, porque a profundidade exigirá de você uma segunda, terceira e quarta leitura.

Edelvais é uma flor de miolos e inventividade, no entanto, é no cavaleiro que vemos a maior parte das pessoas que nos circundam.

Se eu pudesse extrapolar diria que A Fábula do Cuidador é um grito para que as pessoas olhem mais uma para as outras e se reconheçam em sua humanidade.

Recomendo a leitura.

 

Sobre a autora: Marilice Costi é escritora, arquiteta e arteterapeuta. Graduada pela Unisinos, mestre pela UFRGS e pós-graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon, trabalha como docente do Programa de Especialização em Arteterapia de Abordagem Junguiana Lato Sensu, da Faculdade Mário Quintana, realizado na Psique - Clínica Terapêutica. É fundadora, editora-chefe e capista da revista “O Cuidador”, que conta com 40 edições e tem foco em produzir material para os cuidadores. Lecionou nos cursos de Arquitetura da Universidade de Passo Fundo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também foi CEO da start-up Cuidaqui.com, para apoiar familiares e seus dependentes.

 

Autor: Marilice Costi

Ano de lançamento: 2016

Editora: Sana Arte

Gênero: Ficção/Fábula

Páginas: 72

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores