Pular para o conteúdo principal

Riacho Doce


        Começo esta resenha dizendo que este texto foi o mais difícil de fazer, não pelo conteúdo do livro, mas pelo envolvimento com ele. Explico:

Ano passado meu amigo Luis Antonio me pediu que lesse um texto que ele havia escrito e que fizesse considerações sobre ele. A partir de então, passamos a falar semanalmente da história, com o Luis fazendo uma mudança aqui e ali, introduzindo novos personagens, dando vida ao argumento e premissa de uma trama envolvente.

Eu vi nascer esta história, observei cada “célula” inserida pelo Luis, cada detalhe que ele cuidou com muito carinho, com muita atenção e cuidado para que Riacho Doce se tornasse um livro envolvente e sedutor.

Dito isso, vamos a sinopse da trama.

A história se passa no Brasil, em uma cidade fictícia chamada Riacho Doce. O período escolhido foi o pós Segunda Guerra Mundial. A história se divide em duas partes: As famílias e Paraíso Latino.

Na primeira parte, As Famílias, tomamos conhecimento de cada personagem, um histórico que não se resume a algumas linhas, mas conta uma saga de cada uma dessas famílias até sua chegada a Riacho Doce.

Na segunda parte, Paraíso Latino, Luis desenvolve a trama a partir da construção de um cabaré na cidade e da chegada da misteriosa Lolita.

O pano de fundo de toda a trama é o café, mas também encontramos crítica social, referências a máfia e ao papel da mulher naquela sociedade.

Luis emprega em seu texto uma dinâmica que nos prende na trama, com a maestria de quem já viveu muitos anos e conhece o ser humano a fundo. Seus personagens não são rasos, mas possuem uma psicologia intricada carregada de uma história de vida que os move, que motiva as atitudes de cada um deles.

A cada ação na trama existe uma motivação, não só a explicita, aquela que ele descreve, mas você consegue perceber uma motivação interna, ligada a imponderabilidade da complexidade humana.

É a voz do autor, que nos conta uma história com desenvoltura, sem tentar ser outra pessoa, apenas utilizando-se do que possui de melhor. É a essência do storytelling.

Lembro-me de minhas conversas com o Luis, quando eu dizia para ele confiar na sua voz, porque a trama dele não poderia ter a minha voz. Ele acertadamente usou da própria voz para contar Riacho Doce e por isso ela ficou envolvente e verdadeira.

Há trechos que nos trazem informações importantes, que enfeitam a trama com dados verdadeiros, como o que fala de uma qualidade do café:

“O estado de maturação do café cereja ocorre quando o grão já está sólido, possuindo menor teor de água no seu interior. Isso pode ser notado pela mudança na cor da casca, que costuma passar do verde para o vermelho ou amarelo, dependendo da variedade do café.”

Luis Antonio já tinha escrito  "Os Caminhos de um Mercador de Sonhos", um livro envolvente que nos trouxe a temática de como é desafiador o cotidiano do ser humano, só que nele, Luis contava um pouco da sua vida. Já em Riacho Doce ele nos colocou frente a frente com esses desafios, apresentados por personagens fictícios tão reais que fica difícil não acreditar neles.

“Riacho Doce” pode ser encontrado, por enquanto, no site do Clube de Autores (Neste link), mas em breve também estará a disposição na Amazon.

Não é nem necessário me perguntar se eu recomendo, porque Riacho Doce com certeza vai encantar seu dia.

Autor: Luis Antonio Gonçalves

Ano desta edição: 2024

Editora: Clube de Autores

Gênero: Literatura Brasileira

Páginas: 270

Comentários

  1. Como comentar uma publicação na qual sou o homenageado. Não consigo encontrar palavras a não ser agradecer. Agradecer pela publicação, pois muitos seguidores da Soraya irão conhecer a minha obra, agradecer pelo apoio incondicional que ela me prestou durante a elaboração do livro. Foram centenas de dicas. Puxa! Às vezes me pergunto se teria ido tão longe se a ajuda desta querida amiga. Sempre digo para meus filhos e amigos próximos que o ato de escrever não é tão difícil assim, basta querer e trabalhar a ideia. O difícil é concluir o livro, pois existem etapas extremamente difíceis, como a revisão e a diagramação. São essas etapas que dão vidas ao livro e aí vem o maior agradecimento, pois ela esteve ao meu lado nestas etapas difíceis. Amiga, você e fantástica. Espero um dia poder fazer por você algo tão importante como você tem feio para mim. Abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores