É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

17 de ago de 2009

Aeróbica Cerebral


As pessoas vão às academias de ginástica, correm nos parques, praticam esportes, artes marciais etc, mas esquecem quase sempre de praticar exercícios para o cérebro.
Trabalhar todos os dias não é exercício mental, na maioria das vezes funciona como uma droga que entorpece o cérebro na medida em que a monotonia toma conta do seu ser.
Exercitar a mente é em primeiro lugar fazer uma musculação cerebral. Ler muito: pelo menos um jornal impresso por dia, dois livros por mês e tudo o que encontrar pela frente.
Também é preciso estudar uma língua diferente. Sair de seu idioma pátrio para entender o dos outros faz ligações neuronais diferenciadas, que vão ajudá-lo a “pensar diferente”.
Outro fato que ajuda muito é viajar. Para quem pode - em meio à crise financeira que a maioria dos brasileiros se encontra - conhecer outros lugares, principalmente outros países ajuda nosso cérebro a pensar o mundo de forma diferente. Mas é preciso viajar e observar.
A internet é boa, mas o mau uso dela pode congelar nosso cérebro. É preciso usá-la com sabedoria e parcimônia.
Assim, depois de ler, estudar, viajar e conversar muito sobre tudo o que está enxergando de diferente no mundo você poderá aplicar no seu trabalho estas mudanças. Será muito bem vindo.
Quem tem a capacidade de pensar problemas de forma diferenciada e encontrar soluções que não são comuns, mas extremamente eficazes, tem maiores chances de viver e ter sucesso no mercado de trabalho de hoje.
Por isso, nesta segunda-feira, faça um plano de exercícios mentais para a semana e cumpra. Os resultados são imediatos.

Um comentário:

Rinaldo Kassuga disse...

Exercício mental é muito necessário, mas o exercicio físico como as arte marciais, por exemplo, também desenvolvem o cérebro.
Porque se faz necessário estar atento a tudo o que acontece a sua volta quando se pratica artes marciais ou qualquer outro esporte.
Não é apenas uma superação física, é também uma superação mental e emocional. Isso não quer dizer que não devemos estudar para se desenvolver o intelecto.