É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

25 de jul de 2010

Sussurro. Um anjo decaído em nossas vidas

(contém alguns spoilers)
O sobrenatural está em alta na literatura, ou melhor, a releitura de histórias míticas, religiosas ou de terror voltaram a circundar nossas mentes. Depois dos vampiros, lobisomens, a autora americana Becca Fitzpatrick nos traz o romance entre uma humana e um anjo decaído.
Para quem está enfronhado com assuntos bíblicos, e mais especificamente da Cabala, sabe que as hostes angelicais (anjos, arcanjos etc.) foram criadas por Deus no principio dos tempos e depois, curiosos, começaram a desejar sentir as emoções humanas e foram decepados pelos anjos vingadores, tornando-se anjos decaídos, ou seja, não eram humanos e nem anjos e deveriam vagar pela terra para todo o sempre, como castigo pelas suas transgressões.
Nos dias de hoje é mais fácil achar uma agulha no centro da cidade que achar alguém que ainda crê nestas histórias míticas, que são muito mais metáforas para divulgar o bom comportamento que verdades absolutas. Mas, voltando ao livro, quem imaginaria que uma história de anjo decaído voltasse à cena em pleno século XXI, e com a força expressiva de estreante Becca Fitzpatrick.
Em Sussurros (Hush, Hush) Nora Grey, uma adolescente responsável, estudiosa que sempre faz as coisas certas (uma adolescente mítica), só pensa em seus planos para fazer uma faculdade e a superação da perda violenta de seu pai, um ano antes da história começar. Então, de repente, em uma aula de biologia (não estou falando de Crepúsculo, apesar de lembrar um pouco o primeiro livro) ela conhece Patch, um garoto misterioso, parceiro na aula, que sabe absolutamente tudo sobre a vida dela sem ao menos tê-la conhecido antes.
Nora é curiosa, como todas nós mulheres, e começa a investigar a vida do parceiro que ao mesmo tempo provoca medo e desejo nela. Além disso, envolvida pela sua atração a Patch, ela conhece Jules e Elliot, duas figuras sinistras e violentas, que a levarão a um desfecho absolutamente inusitado.
Patch é na verdade um anjo decaído, que tenta desesperadamente obter sua humanidade e para isso faz de tudo para matá-la, mas por ironia do destino, acabam se apaixonando perdidamente. É a paixão de Patch e todos os seus segredos que dão o fio condutor desta trama totalmente absorvente.
Não fique imaginando um casal adocicado, por que eles não são. Adolescente comuns, cujo diálogo, muitas vezes, beira ao surreal com tiradas afiadas e uma dose decente de sensualidade.
No livro de Becca, nada é por acaso. Qualquer detalhe, por mais insignificante que pareça tem um objetivo que o leitor vai desvendando aos poucos, até chegar ao final apoteótico que eu simplesmente amei.
Se depois de ler o livro você tiver a necessidade de manter a casa toda trancada, e mesmo assim ainda acreditar que alguém ou algo pode entrar pela janela, não se assuste. Sussurro é um suspense e tanto.

O site da autora possui muito mais informações, inclusive do livro Crescendo, que será lançado em outubro de 2010.
Ainda não consegui a informação se haverá na mesma data a edição em português.

Resenhas sobre o livro:

Nenhum comentário: