Pular para o conteúdo principal

O adolescente que adora livros

Se existe algo que me de prazer em escrever é sobre livros. Pode ser clássicos, bestsellers, infanto-juvenis, ficção científica, ficção histórica, além é claro, de minha paixão por filosofia e histórias sobre magia. Recentemente, no entanto, descobri algo que foi a melhor recompensa nesses anos de blog, um assunto inusitado, no entanto uma luz no final do túnel do terror, na qual a cultura e educação brasileira segue.
A luz é Luis Antonio Gonçalves Netto, 14, um adolescente comum que vive em São José do Rio Preto (SP) e estuda no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola particular.
O que me chama a atenção em Luis não é o fato de ter a capacidade extraordinária de ler 300 páginas em uma hora, mas ele é especial por que lê, muito, 10 livros por semana, mas encontra tempo para ser ele, um adolescente do signo de virgem, que torce para o São Paulo, adora churrasco, vai ao cinema, joga videogame, participa do orkut, facebook e outras redes sociais e tem um sonho: escrever e publicar um livro. Sonho este que tenho certeza se tornará realidade, já que o texto dele é muito bom (em breve publicarei no blog uma redação sobre Padre Cícero que ele escreveu com perfeição).
É interessante também observar a desenvoltura que Luis possui com a imprensa, já que este mês de Agosto transformou sua habilidade em notícia nacional, tirando-o do anonimato.
Ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Prosa Mágica, onde fala de sua paixão pelos livros e seus sonhos para o futuro.


Prosa Mágica(PM) . O que mudou em sua vida depois do “castigo” que seu pai lhe aplicou? Você considera isso positivo?
Luis: Descobri ter uma habilidade que até então não tinha conhecimento. Sem duvida, considero este ‘castigo’ um presente.

PM. Como você associa a sua incrível capacidade de ler 300 páginas por hora a sua performance na escola hoje?
Luis: Melhorou muito. Atualmente consigo fazer a releitura das matérias estudadas mais vezes e espero com isso, aumentar minha classificação escolar.

PM. Você lê em média quantos livros por semana?
Luis: Leio em média 10 livros por semana.

PM. Como você escolhe os títulos?
Luis: Moro perto de um shopping Center e quase que diariamente eu visito as livrarias, junto com meus pais e minha irmã e fico “garimpando” os livros em exposição. Depois, na medida do possível, meu pai consegue comprar em algum Sebo ou pelas promoções da Internet

PM. Qual é o gênero que você mais gosta? Por quê?
Luis: Gosto de uma ficção que contenha algum fato histórico envolvido, como o Código da Vinci. (Leio um pouco de tudo, até auto-ajuda, pois na minha visão todo livro tem algum fato para ser absorvido).

PM. Quem é o seu escritor (a) predileto? Por quê?
Luis: Na literatura estrangeira, Dan Brown. Na literatura brasileira, Jorge Amado, pois ambos conseguem construir a história sem deixar que o leitor perca a vontade de ler cada vez mais.

PM. Quais autores internacionais você leu e gostou? Por quê? O que faz deles diferente dos outros?
Luis: Dan Brown, Sara Gruen e Chirstopher Reich, porque apesar de seus livros serem fascinantes, a técnica que eles utilizam deixa “aquela” curiosidade no leitor de querer descobrir como tudo irá se desenrolar na história.

PM. Quais autores brasileiros você leu e gostou? Por quê? O que faz deles diferente dos outros?
Luis: Jorge Amado, Machado de Assis e Graciliano Ramos, pois a partir do momento que você começa a ler logo percebe que são três autores voltados para a realidade, fazendo com isso uma critica a sociedade.

PM. Você faz anotações sobre suas leituras?
Luis: Não, pois consigo absorver e lembrar pontos de cada fato ocorrido nos livros que li nestes oito meses. Este é o ponto de discórdia entre eu e meu avô, que insiste que eu faça pesquisa sobre personagens e fatos dos livros.

PM. Seus amigos gostam de ler?
Luis: Alguns, mas a maioria só lê por obrigação.

PM. Quais são as recomendações que você daria a outro jovem de sua idade para que ele também comece a ler?
Luis: O principal é você começar a ler um livro cujas recomendações sejam as melhores possíveis e que seja comentado na mídia e na escola. Se tentar iniciar a leitura por um livro clássico, vai ser mais difícil. Reserve um tempo para somente ler. Desligue-se de tudo neste tempo e leia concentrado. O resultado vai ser gratificante.

PM. Quais são suas expectativas quanto a seu futuro profissional? Você já tem uma carreira em mente?
Luis: Espero que meu futuro seja o mais vitorioso possível, por isso ainda penso em três profissões Engenheiro Aeronáutico, Advogado ou Jornalista.

PM. Como você vê o panorama brasileiro em relação à literatura? O que você sugeriria para melhorar este panorama?
Luis: Em relação com o mundo a média brasileira está regular, mas na minha visão está péssima, pois como você vai achar regular um país que não Lê nem dois livros por ano, e quase todos estes dois livros são de leitura obrigatória? Penso que para melhorar deve-se começar nas escolas a campanhas para aumentar a quantidade de livros lidos anualmente, fazendo cada aluno ler pelo menos uma obra a cada 15 dias.

PM. Como você vê a educação no Brasil? Quais são as suas ideias para melhorar a educação no país?
Luis: A Educação hoje em dia no País está regular, mas penso que ao contrário do Brasil querer chegar à média seis, igualando-se aos países desenvolvidos, os governantes deveriam pensar em melhorar os professores das escolas publicas e muitas vezes das escolas privadas, ajudando-os na tarefa de melhorar cada vez mais o empenho dos alunos e assim aumentar a média nos pais que no momento se aproxima de 5.

PM. Se você tivesse que escolher outro país para viver/estudar, qual você escolheria e por quê? Qual é o papel da literatura nessa escolha?
Luis: Estados Unidos da América. Pelo que eu vejo, é o pais onde a valorização tanto na parte literária quanto na parte educacional é a melhor do mundo. Lá se encontram as melhores faculdades e algum dos melhores autores da atualidade

PM. Deixe uma mensagem para os meus leitores.
Luis: Sem a menor duvida a educação e o conhecimento que cada obra literária transmite é uma emoção que o leitor irá levar consigo pelo resto de sua vida.

Matérias publicadas com Luis:

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores