É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

14 de fev de 2011

Cada vez mais forte. Crescendo.

Como em uma música, o livro Crescendo - um termo italiano da notação musical que significa cada vez mais forte – Becca Fitzpatrick orquestra de maneira magnífica o enredo de seu segundo livro.
Quem leu o primeiro da série “Sussurros” sabe que a autora tem uma forma de escrever que tira o fôlego e induz a uma leitura contínua, quase sem respiração. Um texto intrincado e ao mesmo tempo fácil.
Como o próprio título do livro diz, a trama entre Nora e Patch vai se tornando cada vez mais forte, mais intensa e a autora nos prepara uma surpresa a cada capítulo. Mas é bom que o leitor não pense que tudo é fácil.
Nora, a nossa protagonista, tem o poder de nos deixar irritados a cada punhado de páginas. Ela está cada vez mais “cabeça dura”, cada vez mais ciumenta e por que não dizer, cega. Em Sussurros, Patch abre mão da possibilidade de se tornar humano para salvar Nora – e isso não é pouco, levando-se em consideração que ele foi criado no principio dos tempos como Anjo, teve suas asas arrancadas por que desejou ser humano e finalmente, século XXI ele tem a oportunidade tão sonhada e abdica em prol de sua amada.
Nora briga, termina com ele, fala coisas ruins, volta atrás, como alguém completamente enlouquecido. Muitas vezes fiquei com vontade de gritar com a personagem, coisas do tipo – deixa de ser infantil!
Outro ponto forte é o mistério que envolve Marcie Millar, o amigo de infância de Nora, Scott e o pai de Nora, morto. Mas o melhor – pior por que teremos que esperar pelo próximo livro – são os últimos parágrafos da história. Quando você acha que poderá finalmente respirar e curtir uma pausa, Becca nos joga outro enigma, e o pior, nos deixa sem resposta.
A série Hush Hush, como é chamada, tem um apelo forte para os adolescentes por que expõe suas dúvidas, seus grandes dilemas, seus desejos incontrolados e sua força de viver. No entanto, não me atreveria a rotulá-la como literatura juvenil, por que a exemplo do que aconteceu nos últimos anos com Harry Potter, Crepúsculo a série caiu no gosto do pessoal “mais velho”.
Crescendo

Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
ISBN: 978-85-8057-009-0

Um comentário:

Eloisa HMC disse...

Oi,vc me aceitou no facebook,Eloisa Machado,eu sou
muito fã da serie sussurro,mas ainda não tenho crescendo pq não chegou ainda em Pernambuco,eu to seguindo seu blog.Também tenho um.
Adorei essa postagem,e estou anciosa para ler crescendo.
Bjss,Tchau.