É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

17 de fev de 2012

Realidade Paralela

O que vem a sua mente quando ouve a expressão Realidade Paralela? Sua mente consciente talvez faça um apanhado de divagações que irão da psiquiatria, filmes de ficção científica até a física quântica. Segundo os físicos, a mente humana é capaz de trabalhar diversas realidades ao mesmo tempo. Você acredita nisso?
João Antonio Chagas, autor do livro Realidade Paralela, parece acreditar. Em seu livro de estréia constrói uma história intrincada no qual dois mundos sobrevivem paralelamente um ao outro. Bem diferente do livro “O fim da eternidade”, de Isaac Asimov, no qual as duas realidades se interagem e fazem parte da mesma história, em Realidade Paralela você tem a sensação de ler dois livros ao mesmo tempo.
Apesar deste comentário, não pense que você lerá dois livros. Não, na verdade o livro narra a história de Andrew que está vivendo dentro de seu próprio inconsciente,  descrito em primeiro pessoa, e a história dele e da mãe (em terceira pessoa) na vida que consideramos real, dentro de um hospital no qual acontece um sequestro que o próprio Andrew, inconsciente, é a vitima.
É muito fácil entender a estrutura. Imagine-se inconsciente, vivendo um coma no hospital. Agora, imagine tudo o que acontece na vida das pessoas que você conhece durante este período. Se houvesse um narrador com a capacidade de acessar os dois mundo, ele poderia contar o que se passa na sua cabeça durante este período e na vida real. Emocionante!
Esta experimentação literária, desenvolvida habilmente por João Antonio Chagas, só foi possível chegar a público graças ao trabalho primoroso da editora  Clube de Autores, que abre um espaço para escritores desconhecidos do grande publica editar sua obras e oferecê-las no sistema sob demanda, ou seja, o livro só é impresso a pedidos.
Eu recomendo a leitura e a reflexão, que já povoou a mente de dezenas de filósofos:
- O que é real? Você, agora, está vivendo a realidade ou tudo isso é um sonho?
Pense, leia o livro e depois me conte.

Realidade Paralela pode ser encontrado no site do Clube de Autores:
versão impressa, a R$31,06
ebook (PDF), a R$12,06.

Nenhum comentário: