É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

20 de dez de 2012

Meu melhor presente de Natal


Depois de um ano inteiro falando sobre livros, sobre o prazer de mergulhar em mundos paralelos com seus personagens instigantes, misteriosos e desfrutar dos e-mails e comentários recebidos por vocês, queridos leitores, só me resta agradecer muito.
Foi um ano repleto, e isso eu posso afirmar. Repleto de pessoas novas que conheci, pessoas “velhas” que reencontrei e um grupo genial que ama a escrita, a leitura, o sonho... Só por isso já valeria a pena ter vivido 2012.
Este ano foi também uma verdadeira loucura de lançamentos das editoras, tantos que nem outros 365 dias extras bastariam para estar totalmente atualizada com elas.
Confesso que chegou em um determinado momento que acabei desistindo de acompanhar no ritmo dos lançamentos. Agora leio conforme minhas vinte quatro horas diárias permitem.
Novos escritores literalmente explodiram no mercado, sacudiram as bases das vendas e se tornaram um degrau acima dos bestsellers. Goste ou não da trama, Cinquenta Tons de Cinza e seus dois irmãos foram um fenômeno no mundo.

Por outro lado, aqui no Brasil, com a presença forte da Penguin, podemos finalmente comemorar as novas traduções dos clássicos. Melhores e muito mais próximas de seus originais. Destaco aqui o belíssimo trabalho na obra de James Joyce, Ulisses.
2012 foi um ano de boas surpresas. Oscar Fussato, um autor estreante e quase desconhecido, conseguiu desbancar figurões da literatura e abocanhar o Jabuti.
O Clube de Autores, site em que meu livro está publicado, atingiu a incrível soma de 10 mil livros digitais publicados, em contrapartida a participação de Editoras Tradicionais neste mercado.
J.K.Rowling foi lançada aqui no Brasil por uma pequena fortuna, um mês depois do lançamento internacional e, semana passada já era a quinta colocada em vendas.
Editoras como a Novo Século, Novo Conceito antes tímidas, agora apresentam obras de grande valor. Isso sem falar na estreante Terracota que surpreendeu com a quantidade de lançamentos e um trabalho bem feito de mídia.
Não posso deixar de falar sobre o lançamento da distopia de Pete Rissatti, Réquiem Sonhos Proibidos. Um livro fascinante que tenho certeza será um sucesso em 2013.
Como tudo na vida, há algumas falhas. Livros que já poderiam estar editados aqui no Brasil seguem sem data, outros não há nenhuma sinalização que virão para terras de língua portuguesa. A Rocco ficou devendo Shadow of Night aos leitores.
Blogueiros, escritores e jornalistas foram presos por que tiveram a coragem de afrontar o “status quo” vigente de regimes ditatoriais ou pseudo-democratas.
E por falar em blogueiros, não podemos nos esquecer deles que nos apresentaram seus comentários, resenhas sobre livros sempre trazendo uma nova visão, algo a mais para os livros que lemos e por que não dizer, escrevemos.
E finalmente a alegria de lançar o meu livro Literatura & Champanhe no Clube de Autores. Uma alegria, uma emoção sem tamanho.
Dividir com vocês, algo mais além de comentários do Blog é sinônimo de realização plena.
Saibam que o mais poderoso presente de natal foi e é o carinho de cada um, de cada comentário, e-mail que recebi quando dividi o prazer de dar a luz a um filho chamado livro.
Foi por isso que fiz a árvore da foto, a árvore da Jane com os livros que ela compartilha no blog, com a essência das quase mil páginas já escritas da trilogia Literatura & Champanhe.
É sempre bom lembrar que cada leitor compartilha em uma rede a única coisa que levaremos deste mundo quando partirmos: - O conhecimento.
É por isso que deixo a cada um de vocês meu carinho e desejo que 2013 traga muito mais enredos lindos para o livro que você escreve diariamente ao longo de sua existência:
- O livro da trajetória de sua vida.
Beijos e boas festas.

Nenhum comentário: