É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

7 de dez de 2012

O Segredo


O livro ganhou minha atenção quando reproduziu duas frase do texto alquímico antigo Tábua de Esmeraldas (Cerca de 3000 ac) atribuído a Hermes Trimegistro.
“O que está em cima é como o que está embaixo.
O que está dentro é como o que está fora.”
O Segredo, da australiana Rhonda Byrne, só rompeu a barreira que levantei contra os “livros de autoajuda” - sempre mal escritos e repetitivos - por que fazia parte da biblioteca de meu querido pai que faleceu em julho deste ano, e que veio agregar-se a minha.
Eu tinha visto o filme, interessante mas cansativo, e o assunto tinha ficado no esquecimento. Até que esta semana, sem tempo para ler longos capítulos, ele começou a “gritar e piscar” tentando me conquistar para leitura. O livro me surpreendeu.
Em primeiro lugar pela estrutura narrativa. Como boa parte dele é feita de depoimentos, recheados por comentários da autora, o mesmo assunto acaba sendo abordado de formas bem diferenciadas, o que proporciona uma visão ampliada do tema.
Além disso, perceber-se que as 198 páginas do livro são construídas em elipse ascendente, em que você vê o mesmo tema várias vezes, mas sempre em um degrau a mais da aprendizagem – Uma mini representação do método construtivista.
Outra sensação é que o texto proporciona uma experiência mantrica, ou seja, tem momentos – principalmente no inicio – que você tem a impressão de estar recitando um mantra mental.
Charles Hannel
A história é muito simples. A autora em um momento de dificuldade ganhou um livro do autor Charles Francis Hannel (May 22, 1866 – November 27, 1949 que falava sobre a lei da atração. A autora entusiasmada e colocando em prática o que o autor dizia, fez um filme sobre o assunto e ganhou muito dinheiro com isso.
Para algumas pessoas isso parece banal, mas não é. A temática que os diversos participantes do livro abordam em seus depoimentos estão intimamente relacionadas a descobertas da física quântica. O próprio Charle Hannel foi o articulador do que se chamou de novo pensamento, que tinha uma conexão profunda com as descobertas da física.
Em resumo O Segredo ensina a você que o Universo devolve (dá) para você exatamente o que pede em seus pensamentos. Se você pensa em pobreza, dividas atrairá cada vez mais falta de dinheiro; se pensar em fartura e acreditar nisso, atrairá cada vez mais fartura.
Pode até parecer fácil, mas não é. Lembre-se do que ouvia quando criança: - Cuidado com seus pensamentos!!! Tudo o que você deseja aos outros voltará em dobro para você!! Etc. Quantas vezes você já ouviu isso em sua vida???
Não vou detalhar o livro, aconselho a leitura. É rápida, divertida e encorajadora. Alias um ótimo presente de Natal para aquele seu amigo ou parente que anda reclamando da vida e da falta de recursos.
Tábua Esmeralda
Só para arrematar os comentários. O Segredo é um destilado alquímico da importância de uma pedra filosofal. Para quem não sabe, a pedra filosofal foi o objetivo dos alquimistas. Ela poderia trazer riquezas e dar longa vida as pessoas.
Se você domar sua mente e aplicar o Segredo, terá com certeza encontrado a sua pedra filosofal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá ai uma boa dica de leitura. Vou relê-lo novamente, desta vez prestando um pouco mais de atenção na enetrelinhas.
Luis