É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

14 de jun de 2015

O Fantástico Mundo Britânico

Alice - Lewis Caroll
Não é segredo para ninguém que sou apaixonada pela cultura Britânica, em especial pela literatura. Ter a oportunidade de vivenciar uma experiência lúdica relacionada a esta cultura é algo que está além das expectativas.
A “Cultura Inglesa”, que faz neste ano a 19º edição do “Cultura Inglesa Festival” trouxe ao público, no Centro Cultural São Paulo uma exposição de tirar o fôlego. E explico o por quê.
Cada livro é uma porta que nos transporta para uma realidade diferenciada. Na leitura, somos absorvidos pela trama e durante o período em que não desgrudamos os olhos da história, vivemos um mundo paralelo a realidade cotidiana. Isso é um fato, que pode ser comprovado na prática sempre que você lê uma boa trama.
Na exposição foram criadas cabines com portas. Cada porta representa a entrada para uma história da literatura inglesa, e lá você tem uma sensação em 3D do que vive quando lê.
Tem a porta de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” do escritor galês Roald Dahl, escrito em 1964, que nos apresenta um jogo de espelhos e projeção de doces que nos tira literalmente o chão. Você se sente em um elevador em movimento. A cabine cheira chocolate e, a trilha sonora é a famosa musica do filme que leva o mesmo nome.
Fantástica Fabrica de Chocolate
A porta de “Alice”, de Lewis Caroll nos leva a uma espécie de quadrado de cartas. Tem cartas que podem ser viradas e lá você encontra textos sobre a obra ou um vídeo com os filmes que já foram feitos sobre a obra.
Em Harry Potter, que não poderia faltar, você entra na experiência do Espelho de Ojesed. A cabine tem um espelho de fundo e uma roupa de aluno de Hogwarts. É só chegar, encaixar a cabeça e ver seu desejo realizado de entrar para a famosa escola de bruxaria.
Tem a porta de Tolkien, mais sério e compenetrado. A trilha sonora é um poema declamado pelo próprio autor.
Gostei da porta que nos leva ao mundo gótico e todo vermelho. Um mundo que fala de Mary Shelley e seu famoso Drácula.
Tem a porta que nos leva a história do rei Arthur, e lá você pode visualizar uma incrível montagem com uma Excalibur em 3 D dançando sobre uma pedra.
Caminhos do fantático
O chão da área de exposição foi transformado em caminhos que nos levam a florestas e frases relacionadas a obra.
Enfim,
A exposição está incrível. O difícil é ir embora sem passar mais uma vez pelas cabines.

Visão interna da cabine de Alice.




Créditos da Exposição
Curadoria - Atelier Marko Brajovic
Produção de Conteúdo - Atelier Marko Brajovic
Projeto Expográfico e Design Gráfico - Atelier Marko Brajovic
Produção Executiva - Edelman Significa 
Produção - Ciça S. D'Carvalho, Alex Koga e Pedro Theme

Um comentário:

Nilda Maia disse...

Olá, Visitei e adorei o seu blog. Gostei muito dos seus textos e li vários trechos da sua exposição e conteúdo. . Fiquei bem animada e daqui pra frente, estarei sempre por perto vendo as novidades.
Venha conhecer o meu Blog também. Tenho certeza que vai gostar http://www.oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/
Um grande abraço. NILDA