É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

11 de set de 2016

A IRMÃ DA SOMBRA



Autor:  Lucinda Riley
Tradutor: Fernanda Abreu
Série: As Sete Irmãs – Livro 3
Editora:  Arqueiro
Número de páginas: 512
Ano de Lançamento: 2016
Avaliação do Prosa Mágica:  10


Depois de ser extremamente cruel com o leitor em A Irmã da Tempestade, Lucinda Riley nos trouxe uma trama mais leve, sem deixar de ser profunda e nos proporcionar momentos de alegria e  tristeza.
Em A Irmã da Sombra, Lucinda Riley nos apresenta a história da terceira irmã, Asterópe D’Aplièse, ou como é mais conhecida Estrela.
Na trama, Estrela se vê diante de uma encruzilhada depois da morte de seu pai, o amado Pa Salt. Ela tem diante dela um envelope com as pistas de seu passado, mas não consegue decidir se vai em busca dele, pois isso significará uma mudança em sua vida que ela não tem certeza se este disposta a bancar.
Vivendo a sombra de sua irmã Ceci, Estrela deixou de fazer uma universidade conceituada para não deixar a irmã sozinha, irmã esta que fez parte de sua vida durante toda a infância, e que parecem ser extensões uma da outra. No entanto, esta relação hoje parece não ter mais sentido.
Em um momento em que ela parece questionar sua existência, Estrela vai em busca de seu passado e encontra uma Livraria antiga na qual, não só começará a encontrar as respostas, mas encontrará novos amigos que a ajudarão a descobrir-se e a começar a ser dona de sua própria existência.
Kent, Inglaterra - Um dos cenários da trama. (Imagem: GEDFON)
A partir daí Estrela começa a se conectar com Flora, uma personagem do passado, de personalidade marcante e vida riquíssima, cuja ligação se vai traçando aos poucos e se entrelaçando com a própria história do Reino Unido.
Lucinda acertou em cheio na dose de dramaticidade, suspense e na leveza das cenas de amor que A Irmã da Sombra contém. Só para manter uma característica de sua obra, a maioria dos casamentos não é feliz, e é este fator que muitas vezes impulsiona a trama.
A grande escritora Beatrix Poter é uma personagem doce, que introduz uma certa “magia” na história. É estranha a sensação de realidade e total fantasia que esta personagem traz ao leitor.
Estrela, de posse dos diários de Flora,  parece aprender com a personagem e é através deste aprendizado que esta irmã decide sair da sombra.
Mas, não é só sobre as mudanças de Estrela que a trama nos conta. A Irmã da Sombra nos revela uma irmã com a capacidade de realizar mudanças a sua volta, com uma empatia gigante, que nem ela percebe ter. A sua chegada à vida dos Forber-Vaughan catalisa uma mudança em uma família que parece ser conturbada há pelo menos um século.  Orlando, Mouse e Rory parecem se reconciliar e crescer diante do amor e da dedicação de Estrela, que muitas vezes parece ser uma reencarnação de Flora.
É uma história poderosa, escrita por mãos hábeis e repleta de sensibilidade. Lucinda Riley é sem sombra de dúvidas umas das mais completas escritoras inglesas da atualidade.

Outros livros da série:



Nenhum comentário: