Pular para o conteúdo principal

Histórias do Prosa Mágica

Da esquerda para a direita: Rinaldo Kassuga, Luis Antonio Gonçalves, Soraya Felix.
O mundo da web nos proporciona gratas surpresas. Muitas delas nos remetem a histórias que os livros e o cinema contou. Em 2010, Prosa Mágica me colocou dentro de uma destas tramas, e tudo começou com o que parecia ser um simples post.
Não há nada que eu admire mais que uma pessoa que goste de ler, mas encontrar um adolescente que lia 300 páginas em uma única hora me pareceu um delírio. Mesmo não o conhecendo, e sem ideia de como encontrá-lo, publiquei um pequeno post contando o que havia lido e como isso me deixava feliz. Esta história aconteceu em 10 de agosto de 2010.
Para minha surpresa, poucos dias depois recebo um comentário do avô deste garoto. Ele estava feliz com o post e me deixava direções para encontrá-lo.
O que veio depois foi encantador. O Luisinho (Luis Antonio Golçalves Netto) me deu uma entrevista que foi publicada em 24 de agosto daquele mesmo ano, e o contato com o avô Luis Antonio, acabou virando uma amizade muito mais que virtual.
Ao longo destes oito anos, Luis e eu trocamos muitos e-mails, uma parte falando do neto outra falando de livros, dentre eles os meus. Correspondência que fala sobre nossa paixão por histórias que nos envolvem, por escritores que são geniais, e como este universo da literatura nos faz sorrir, chorar, torcer e ter o coração acelerado por um suspense ou cenas super-reais. É um longo tempo que se aprofundou com as circunstâncias que ambos sofreram da vida.
Nunca nos vimos – não até agora – e sempre adoramos conversar um com o outro. Então, depois deste longo tempo, finalmente nos encontramos em 16 de janeiro deste ano, e só serviu para que estreitássemos mais a amizade que já era cultivada graças aos meios virtuais.
Se eu não tivesse um blog isso nunca teria acontecido. Livros aproximam as pessoas; livros são companhias infalíveis; livros trazem a ficção para nossa vida real. Isso é lindo e emocionante.
Foi um breve encontro, mas tenho certeza que foi o primeiro de muitos.
Luis Antonio também escreve em alguns blogs, um deles é O Vendedor de Sonhos. Um espaço onde ele conta as histórias da vida dele, da extensa e rica existência como vendedor. E, eu posso dizer que, pelo que ouvi na última terça-feira, tem muita coisa boa para nos contar.
O Luisinho agora nem pode mais ser chamado assim, cresceu, aperfeiçoou seu dom e agora ensina a sua técnica através de palestras por todo o Brasil (Leitura Veloz). Mas isso, é outra história para outro dia.

E essa foi a nossa Sexta de Prosa, que não acontecia há muito tempo, e que só poderia ser retomada com uma história assim, que um dia, quem sabe, poderá inspirar parte de um livro.

Comentários

  1. Querida Soraya, fico eternamente agradecido pelas suas palavras. Senti o desejo de fazer uma publicação semelhante a sua, mas achei que você iria traduzir nas palavras um sentimento muito maior que o meu.
    Obrigado amiga. Que Deus proteja sempre vocês. E Venham me visitar.
    LUIS ANTONIO

    ResponderExcluir
  2. Oi, Soraya.
    Adorei esse relato!
    Achei emocionante!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada por comentar. Ter um blog nos proporciona muitas emoções. Você também deve ter muita coisa para contar.
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores