É proibido a reprodução das resenhas ou qualquer outro texto do blog sem a prévia autorização por e-mail do autor, e sem os devidos créditos.

25 de jan de 2018

Mitologia Nórdica

Autor:  Neil Gaiman
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 288
Ano de Lançamento: 2017
Avaliação do Prosa Mágica:  10


Mitologia sempre foi uma paixão em minha vida. Eu me lembro de ouvir, quando criança, meu pai contando as histórias dos deuses gregos, e do encantamento que sentia. Também me lembro de assistir desenhos animados cujos deuses eram poderosos, dentre eles Thor (deus nórdico), o que carregava o martelo e fazia os trovões.
Cresci com esta paixão, e confesso que da mitologia nórdica apenas conhecia Thor. Os gregos eram a minha paixão e minha fonte de inspiração.
O tempo foi passando e os deuses nórdicos foram se apresentando diante de mim. Eu já gostava de Odin e Freya mas percebi que o conhecimento que tinha não era suficiente. E esta percepção veio da leitura da série Starling (Ed. Jangada) cuja temática principal tinha origem neles.
No ano passado a Editora Intrinseca lançou Mitológia Nórdica, escrito pelo grande Neil Gaiman, e é claro que vi ai uma oportunidade de me aprofundar mais.
A leitura demorou a acontecer, e só pude me deliciar com a forma fluida que Neil Gaiman escreve agora. A primeira coisa que você sente ao ler este livro é que ele nos transporta a uma noite estrelada, fogueiras e um grande contador de histórias nos encantando com as peripécias de deuses que mais parecem humanos.
A mitologia nórdica é empolgante, repleta de aventuras e recheada de finais nonsenses. Foi revelador descobrir que a veia literária do povo europeu tem um DNA tão intenso, que remonta os grandes barcos Vickings.
Eu recomendo a leitura, pois Neil Gaiman nos dá uma ideia muito boa sobre esta mitologia, tudo graças ao seu grande talento como escritor.
Confesso que minha paixão pelos gregos não foi nem um pouco abalada. A mitologia nórdica é superficial, as tramas são simples e as conclusões dos fatos nem sempre tem uma lógica, mesmo que seja ficcional.
A mitologia grega é complexa, profunda. Seus deuses, mesmo com as falhas e loucuras humanas, parecem superiores a nós. O mesmo não ocorre com o povo de Odin. Mas isso é uma conversa para outra hora.
Mitologia Nórdica de Neil Gaiman é uma leitura excepcional para quem quer conhecer e iniciar uma jornada em busca dos deuses nórdicos.

Alguns livros de Neil Gaiman:
O Oceano no Fim do Caminho
Deuses Americanos
O Livro do Cemitério
Stardust (Também em filme)
Lugar Nenhum
Os Filhos de Anansi

2 comentários:

Camila disse...

Oi, Soraya.
Eu sempre gostei muito de mitologia também e esse livro é ótimo! Gosto muito da escrita do Neil Gaiman. Mas se tiver a oportunidade, leia um livro chamado Os Filhos de Odin, lançado pela Editora Única! É ainda mais impressionante!
beijos
Camis - blog Leitora Compusiva

Desafio fora do padrão disse...

Olá. bom dia! Confesso não conhecer nada deste autor. mas vou procurar algum dos livros recomendados para minha proxima leitura. Abraços
Luis Antonio