Pular para o conteúdo principal

O Sitio do Pica Pau Amarelo

Nesta Semana da criança eu vou falar de livros infantis, afinal de contas, o bom leitor inicia sua paixão na infância. Foi desta forma que eu me tornei uma leitora voraz.

Dentre tantos livros que povoaram minha infância, um dos que me marcaram mais foi toda a série de 23 títulos da coleção de histórias de Monteiro Lobato, O Sitio do Pica Pau Amarelo.

Não posso dizer que cresci cercada pelos personagens de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tina Nastácia, Visconde, porque era leitora de outras histórias, mas confesso que ler a coleção de histórias criadas por Monteiro Lobato aguçaram minha imaginação e me deixaram mais apaixonada por livros.

Em Sitio do Pica Pau Amarelo você encontra muito mais que inocência e diversão, nas histórias tão bem escritas, aprendemos sobre ciência,  astronomia, mitologia, história, geografia, teatro e muito mais.

Meu pai mediava algumas histórias, me perguntando o que eu tinha achado do que tinha lido. Não só me mostrava às estrelas para complementar o que tinha aprendido sobre astronomia, como me questionava sobre algumas falas da Emilia para tia Nastácia.

Meu pai não era uma pessoa que teve a oportunidade de fazer uma faculdade, um ensino médio. Veio de uma família pobre e precisou trabalhar muito cedo, deixando de lado o futebol que tanto amava e os estudos. Mas, a curiosidade e dedicação trouxeram a ele muitos conhecimentos e consequentemente sabedoria. Aprendi com meu pai que o conhecimento nos liberta e nos faz pensar. Nas leituras de Monteiro Lobado, guiadas pela orientação do meu pai, aprendi a apreciar as obras e avalia-las dentro do contexto da época.

O Sitio do Pica Pau Amarelo é um curso completo que nos leva a aprender matemática, a compreender a ciência e entender a história através de personagens belíssimos, vivos, e que hoje são clássicos da nossa literatura infantil.

São livros que eu recomendo a leitura para todas as idades, mas principalmente para as crianças. Hoje temos edições belíssimas, com ilustrações muito bem elaboradas. Mas, se você tiver na sua estante uma edição antiga, igual a da foto que eu postei com esta resenha, considero muito melhor, porque ele carrega toda a força e a energia de uma geração que cresceu longe da internet, longe dos games e de toda a tecnologia, cuja fonte de imaginação era os livros.

Vou postar aqui a lista da coleção completa de Monteiro Lobato e recomendo a leitura para as crianças.

 

Lista dos livros da Série com suas datas de criação:

 

Reinações de Narizinho - 1921

O Saci - 1922

Caçadas de Pedrinho - 1927

Memórias da Emília - 1930

Emília no País da Gramática - 1931

Aritmética da Emília - 1932

Fábulas - 1933

Histórias Diversas - 1933

Histórias de Tia Nastácia - 1934

Peter Pan - 1935

Viagem ao Céu - 1935

O Poço do Visconde - 1935

O Pica pau Amarelo - 1936

As Aventuras de Hans Staden - 1936

Dom Quixote das Crianças- 1937

Geografia de Dona Benta - 1937

A Chave do Tamanho - 1937

A Reforma da Natureza - 1939

O Minotauro- 1939

Os Doze Trabalhos de Hércules- 1941

História do Mundo para as Crianças - 1942

Serões de Dona Benta- 1944

História das Invenções- 1947

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores